Deputado Ney Leprevost (União) solicita ao SUS inclusão da vacina influenza quadrivalente de alta dosagem para idosos O parlamentar encaminhou expediente ao Ministério da Saúde.

01/03/2024 11h41 | por Assessoria Parlamentar
A vacina influenza de alta dosagem é quadrivalente e protege contra quatro cepas do vírus da gripe, sendo duas de influenza A e duas de influenza B.

A vacina influenza de alta dosagem é quadrivalente e protege contra quatro cepas do vírus da gripe, sendo duas de influenza A e duas de influenza B.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A vacina influenza de alta dosagem é quadrivalente e protege contra quatro cepas do vírus da gripe, sendo duas de influenza A e duas de influenza B.

Em expediente protocolado nesta quinta-feira no Ministério da Saúde, em Brasília, o deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina do Paraná, cobrou providências para a inclusão da vacina influenza quadrivalente de alta dosagem no Sistema Único de Saúde (SUS), para a população idosa.

Segundo os especialistas, a gripe pode causar consequências graves, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos. Com o envelhecimento, o sistema imune passa por um processo natural de enfraquecimento, chamado imunossenescência.

A vacina influenza de alta dosagem é quadrivalente e protege contra quatro cepas do vírus da gripe, sendo duas de influenza A e duas de influenza B. Além disso, apresenta quatro vezes mais antígenos, o que gera maior estímulo ao sistema imunológico.

A vacinação reduz os riscos de agravamento causados pela doença que pode levar a sintomas como febre, dor no corpo, tosse, dor de garganta, coriza, calafrio, dor de cabeça e falta de apetite.

“A Constituição Federal garante a todos o direito a saúde pública. O Ministério da Saúde precisa agir rápido para salvar vidas preciosas e garantir a vacina influenza quadrivalente de alta dosagem para todos os idosos”, afirmou Ney Leprevost.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação