Deputado pede apoio do governo para Londrina sediar Escola de Sargentos

10/03/2021 16h44 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Tercílio Turini (CDN).

Deputado Tercílio Turini (CDN).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Tercílio Turini (CDN).

O deputado estadual Tercilio Turini (CDN) quer o apoio do Governo do Estado à proposta de instalação em Londrina da Escola de Formação de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro. Em requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, ele pede audiência com o governador Carlos Massa Ratinho Junior para lideranças políticas, do setor produtivo e de outros segmentos apresentarem o projeto que será encaminhado ao Ministério de Defesa oficializando a candidatura londrinense.

Tercilio alerta que há uma mobilização de setores políticos para definir Ponta Grossa como município-sede do empreendimento. “Fiquei muito surpreso e extremamente preocupado quando circularam informações sobre a decisão do Governo em apoiar Ponta Grossa”, diz o deputado. A intenção, ressalta, é que o governador dê o mesmo tratamento aos dois municípios.

Em nome das lideranças e da população do Norte do Paraná, o deputado pede ao governador que some forças no movimento para a Região Metropolitana de Londrina atrair a Escola de Sargentos. “O envolvimento do Governo do Estado é determinante, inclusive com a liberação de recursos para contribuir na aquisição da área”, cita Tercilio Turini no requerimento.

O deputado enfatiza no documento: “Com todo respeito, preciso fazer um alerta: o posicionamento do Governo do Estado em apoio apenas à candidatura de Ponta Grossa, se confirmado, causará enorme descontentamento em todo o Norte do Paraná”. Ele ressalta ainda que Londrina não vai desistir do empreendimento e prosseguirá até o fim na disputa.

O Ministério da Defesa deve definir neste ano o município-sede. O investimento projetado pode chegar a R$ 800 milhões. Depois de ativada, a Escola vai formar 2.500 sargentos a cada dois anos. Somando-se a oficiais, instrutores e familiares, a previsão é de atração de mais de 4.000 pessoas por período.

No final de janeiro, uma comitiva do Exército visitou Londrina a convite do deputado federal Filipe Barros. Em reunião no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, com a presença do deputado Tercilio Turini, foi confirmada a entrada de Londrina na disputa. Outras cidades concorrentes são Santa Maria (RS) e Recife (PE).

“Espero que a audiência com o governador seja agendada o mais rápido possível, para Londrina defender o seu projeto de atração da Escola de Sargentos do Exército”, afirma o deputado.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação