Deputado pede liberação de uniforme de calor para todos os PMs

26/11/2020 14h10 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet (PROS).

Deputado Soldado Fruet (PROS).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Soldado Fruet (PROS).

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) encaminhou nesta semana dois ofícios com objetivo de melhorar as condições de trabalho dos policiais militares. O parlamentar, que serviu à Polícia Militar do Paraná (PMPR) durante 17 anos, reivindicou a liberação de uniformes de calor em todo o Estado e equipamentos de rádio digital para garantir uma comunicação ágil e segura entre as equipes que atuam na região de Foz do Iguaçu.

No documento dirigido ao comandante-geral da PMPR, coronel Péricles de Matos, Soldado Fruet solicitou que seja analisada a possibilidade de permitir que os policiais militares de todo o Estado usem fardas semelhantes às utilizadas pelos integrantes da corporação que participam da Operação Verão ou, ao menos, a permissão para uso apenas de camiseta durante os meses de novembro a fevereiro.

O deputado exemplificou que a cidade de Foz do Iguaçu possui as maiores temperaturas médias do Estado. “No período entre novembro e fevereiro a média de temperatura é superior à do Litoral do nosso Estado”, destacou. “Evidentemente que, diante dessas altas temperaturas, usar o fardamento completo é bastante desagradável aos policiais militares, assim como é para aqueles que trabalham em nosso Litoral durante a Operação Verão”, argumentou. Devido às altas temperaturas em outras regiões, ele estendeu o pedido de uniforme de calor para os policiais militares de todo o estado.

Comunicação digital - Em outro ofício, Soldado Fruet pediu ao secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, a liberação de recursos para que a Sede da 2ª Companhia/14° Batalhão da Polícia Militar (BPM), no município de Medianeira, possa adaptar seus equipamentos de rádio, hoje analógicos, para operarem em comunicação digital. “A sede do 14º BPM, em Foz do Iguaçu, já atua com canais digitais, o que, em determinados momentos, dificulta a comunicação entre as partes”, justificou o parlamentar. A estimativa é que seriam necessários cerca de R$ 20 mil para aquisição dos equipamentos e cabeamentos para criar dois repetidores de baixo custo.

O deputado ressaltou que atualmente as chamadas de emergência via 190 dos municípios de toda a 2ª Companhia são centralizados em Medianeira, onde a central de operações despacha as ocorrências para as viaturas que estão em patrulhamento em seus respectivos municípios de atuação. “Uma comunicação segura e de qualidade, benefícios provenientes da comunicação digital, são necessários para que as equipes da Polícia Militar possam atender com mais rapidez as ocorrências e também com mais segurança, uma vez que a comunicação será criptografada, impossibilitando qualquer interferência clandestina na comunicação das equipes policiais”, apontou o deputado.