Deputado Péricles de Mello (pt)

02/12/2009 10h27 | por Luis Otávio Dias / 41 3350-4250 -9621-2141 / imprensa@periclesdemello.com.br / www.periclesdemello.com.br
O deputado estadual Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, recebe nesta quinta-feira, dia 3, a “Medalla a La Integracion Simón Bolívar - de Mérito Educacional”, homenagem anual organizada pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis), nesta 33ª edição do evento. O nome de Péricles foi indicado pela Comissão Organizadora e aprovado por unanimidade pela diretoria da Cipis, que fará a homenagem durante jantar de confraternização, às 19h30, no Hotel Radisson, em Curitiba. A Medalla a La Integracion Simón Bolívar é concedida a personalidades ou lideranças da comunidade latino-americana como um reconhecimento por trabalhos, projetos e programas desenvolvidos na área da política educacional no Paraná, com reflexos positivos em demais Estados e em países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile).“Estou honrado pela indicação do meu nome. O acesso de todos a uma educação pública de qualidade é fundamental para uma nação, por isso dedico atenção especial a projetos e ações que valorizam políticas educacionais”, avalia Péricles. A Cipis também promove a partir das 14 horas, o XXXVII Painel Latino-Americano de Integração, momento em que Péricles terá espaço para uma apresentação das ações que defende e promove na Assembleia Legislativa, em defesa da educação. O Painel conta também com apresentações de representantes do Ministério da Educação; da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados; e das Secretarias de Estado da Educação do Rio Grande do Sul e do Paraná.Mérito EducacionalComo presidente da Comissão de Educação e Cultura, Péricles acompanhou as etapas municipais e estadual da Conferência Nacional da Cultura (CNC) e da Conferência Nacional de Educação (Conae).Projeto de lei de Péricles, sancionado Lei Estadual, garantiu vaga no ensino fundamental para crianças entre cinco e seis anos de idade. Ele lembra que quando foi prefeito de Ponta Grossa (2001/2004) promoveu a municipalização da educação e ampliou o ciclo básico de quatro para cinco anos, permitindo a matrícula na primeira série da educação básica de crianças que completassem seis anos de idade até 31 de dezembro do ano letivo em curso. “Garantimos a inclusão de mais de três mil crianças na educação infantil pública”, recorda o deputado que transformou em lei estadual essa garantia para todo o Paraná. Péricles também é o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa Piso Salarial Nacional dos Professores, apoiando as manifestações da categoria para que Estados e Municípios sigam o que determina a Lei Federal que instituiu o piso da categoria. Assim como atendeu reivindicações dos professores universitários na luta por garantias trabalhistas mais justas.O deputado ainda foi o responsável pelo reconhecimento dos diplomas de mais de 35 mil professores paranaenses que concluíram do Programa de Capacitação para Docentes ofertado pela Faculdade Vizivali em parceira com a empresa Iesde. Há quatro anos, o Paraná enfrenta problemas legais para que os diplomas sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação, mas ação do deputado na Assembleia levou a uma solução definitiva do caso, garantindo estabilidade na carreira de milhares de professores.