NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Péricles de Mello (pt)
14h40
por Luis Otávio Dias DRT/PR 5871 / 41 9621-2141 / 3350-4250
3 min de leitura
729 visualizações
A Assembleia Legislativa promove nesta quarta-feira, dia 23, a partir das 18 horas, no Plenário da Casa, sessão solene em comemoração aos 100 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento, proposto pelo deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Educação, faz parte das celebrações do centenário da instituição. Na ocasião serão homenageados diretores e ex-diretores da Universidade. “Estendemos essa homenagem a toda equipe de profissionais que contribuíram para que a UTFPR se tornasse referência em ensino no Paraná e no Brasil. Uma instituição que passou por grandes transformações, se consolidando como um dos mais importantes centros de educação pública do estado”, destaca Péricles. Segue também na Assembleia, até o dia 25 próximo, a exposição “100 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná”. A exposição mostra a história da instituição ao longo desses cem anos, de 1909 a 2009, por meio de fotos, dados históricos e reprodução de documentos. HistóricoA história da UTFPR começou no século passado, em 23 de setembro de 1909, quando foram criadas as Escolas de Aprendizes Artífices em várias capitais do País. No Paraná, a escola foi inaugurada no dia 16 de janeiro de 1910, em um prédio da Praça Carlos Gomes. O ensino era destinado aos alunos das camadas menos favorecidas da sociedade. Com o tempo a Escola cresceu e o número de estudantes aumentou. Então, em 1936, a Instituição foi transferida para a Avenida Sete de Setembro, onde permanece até hoje. Em 1937, a escola começou a ministrar o ensino de 1º grau, sendo denominada Liceu Industrial do Paraná.Cinco anos depois, em 1942, a organização do ensino industrial foi realizada em todo o país. Com a reforma, foi instituída a rede federal de instituições de ensino industrial e o Liceu passou a chamar-se Escola Técnica de Curitiba. Em 1943, tiveram início os primeiros cursos técnicos: Construção de Máquinas e Motores, Edificações, Desenho Técnico e Decoração de Interiores.Em 1959, o ensino técnico no Brasil foi unificado pela legislação. A instituição ganhou maior autonomia e passou a se chamar Escola Técnica Federal do Paraná. Quatro anos depois, em 1978, foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), passando a ministrar cursos de graduação plena, quando se deu início ao processo de maioridade da Instituição. Após sete anos de preparo e o com o apoio do governo federal, o projeto de transformação da Instituição em Universidade Tecnológica tornou-se lei no dia 7 de outubro de 2005. O Cefet-PR, então, passou a ser a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – a primeira especializada do Brasil.Atualmente, a UTFPR conta com onze campi, distribuídos nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.
Notícias Relacionadas
18:05
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
13:03
Líder da Oposição aciona ANPD e pede auditoria sobre proteção de dados no processo de privatização da Celepar
Deputado Arilson Chiorato (PT) solicita avaliação de riscos para sistemas de segurança pública, saúde, educação e outras áreas estratégicas do Paraná.
Leia mais
12:12
Deputado Marcelo Rangel (PSD) celebra aprovação do plano de carreira dos policiais penais do Paraná
O parlamentar foi o relator do projeto que promove o reenquadramento dos servidores, além de atualizar a tabela de salários para ingresso na carreira, e que tramitou em regime de urgência na ALEP.
Leia mais
10:01
Assembleia aprova projeto que institui Rota do Antigomobilismo no Paraná
Proposta de autoria do deputado Delegado Tito Barichello (PL) busca fomentar o turismo e preservar a cultura automotiva no Estado.
Leia mais