Deputado Péricles de Mello (pt)

15/09/2009 16h17 | por Luis Otávio dias (DRT/PR 5871) / 41 3350-4250 - 9121-2141
Os alunos que concluíram o Programa de Capacitação para Docentes oferecido pela Faculdade Vizivali e pela empresa Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde), deverão se inscrever no curso de complementação que vai validar os seus diplomas a parir da segunda quinzena de outubro deste ano. O processo seletivo será no dia 22 de novembro. A informação é do deputado Péricles de Mello (PT), que acompanhou nesta terça-feira, dia 15, durante a Escola de Governo, a apresentação da proposta do Instituto Federal do Paraná (IFPR), para resolver o problema de cerca de 35 mil participantes do programa em todo Paraná.O Instituto Federal vai abrir 40 mil vagas para atender os professores que atuam na educação básica da rede estadual ou municipal ou que completaram o curso Normal Superior da Vizivali. Depois de analisar a carga horária das disciplinas ofertadas pelo programa da Vizivali, o Instituto Federal chegou à conclusão de que com uma complementação de 310 horas-aulas, cursadas durante um semestre, será possível expedir os diplomas para os participantes. Os alunos deverão fazer a inscrição por meio endereço www.ifpr.edu.br. Pericles destaca que a complementação será gratuita, na modalidade de ensino a distância, e que os alunos receberão o diploma em pedagogia, e não mais apenas de normal superior para séries iniciais do ensino fundamental, conforme previsto pelo programa. “Os professores vão ampliar a área de atuação até o ensino médio e em cursos de graduação superior”, enfatiza o deputado. O IFPR possui atualmente 240 telessalas espalhadas por todo o Paraná. Para os municípios que não tiverem uma unidade a distância, o Instituo Federal vai ofertar a complementação desde que formem um grupo de pelo menos 40 alunos. As telessalas do IFPR possuem uma TV de 29 polegadas, uma linha telefônica e um computador ligado à internet com alta velocidade, de acordo com a apresentação feita na Escola de Governo. A previsão é de que a complementação deve começar em março de 2010 e os diplomas deverão ser expedidos ao longo do segundo semestre do ano que vem. Péricles reforça que todos os cursos do Instituto são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que o IFPR é referência nacional em educação a distância. A proposta de complementação para que os professores tenham os seus diplomas reconhecidos foi acompanha pelo próprio Ministério e pelo governo do Estado. Os alunos começaram a frequentar as aulas da Vizivali em 2003. Algumas turmas, formadas dois anos depois, estão à espera dos diplomas há cerca de quatro anos. Mas divergências entre órgãos responsáveis em deliberar sobre a legalidade do programa gerou um impasse no processo de reconhecimento dos diplomas. VisibilidadePéricles destaca ainda que o governador Requião reconheceu que a Assembleia Legislativa deu visibilidade ao caso e sensibilizou autoridades e órgãos competentes para encontrar uma solução para o problema. “Em toda nossa caminhada não perdemos a esperança de que chegaríamos a um resultado positivo”. Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia, o deputado reconhece o apoio de milhares de professores que fizeram o curso, de lideranças que se juntaram nessa luta e de vários parlamentares em diversas ações realizadas ao longo desse tempo. “Aprovamos, por unanimidade, projeto de lei de minha autoria, com substitutivo geral do deputado Caíto Quintana (PMDB), para que os diplomas fossem registrados; também, por unanimidade, derrubamos o veto aposto pelo governo do Estado ao mesmo projeto; realizamos várias audiências no MEC, em Brasília; promovemos audiências públicas na Assembleia Legislativa; e aprovamos moção de apelo entregue ao ministro Haddad e ao presidente Lula”, finaliza.