Deputado Péricles de Mello (pt)

08/04/2008 16h36 | por Luis Otávio Dias / 41 3350-4250 - 9621-2141
As médias dos municípios da região ficaram acima da média estadual e nacional. Em Ponta Grossa, incluindo escolas públicas e particulares, a média também foi superior segundo informações do InepO deputado estadual Péricles de Mello (PT) usou a tribuna da Assembléia Legislativa, na última segunda-feira, 7, para ressaltar o bom desempenho das escolas de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio de 2007, o Enem. As médias dos municípios da região, considerando as notas das escolas públicas, ficaram acima da média estadual e nacional. Em Ponta Grossa, incluindo escolas públicas e particulares, a média foi de 55,21, também superior da média no Paraná, de 52,2, e no Brasil, de 51,27, segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “O resultado mostra que é possível obter excelência na educação quando há um planejamento pedagógico, investimentos em profissionais dedicados, comprometidos com a boa formação educacional e com o estímulo dos alunos em aprender”, destacou Péricles que é presidente da Comissão de Educação da Assembléia. Um relatório comparativo feito pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa mostra que o desempenho de escolas públicas na região, que se inscreveram no Enem, também superou expectativas ficando acima da média total nacional, de 48,08, e do Paraná, de 50,2, no acumulado da rede pública de ensino. Foram consideradas as médias do exame que incluem as notas da redação e da prova objetiva com correção de participação.Os alunos que fizeram a prova em Ivaí alcançaram média de 50,56; em Piraí do Sul, de 55,96; Ipiranga ficou com média 51,64; Carambeí com 50,45. As escolas públicas de Tibagi alcançaram 48,3, média acima da nacional; em Porto Amazonas foi de 56,95. As escolas de Palmeira também se destacaram com média 49,51; Imbituva teve bom resultado com média 51,86. Entre as escolas públicas de Castro a média foi de 50,36. Os alunos das escolas públicas de Ponta Grossa também conquistaram boas notas. A média total no município foi de 52,98. O Enem destina-se aos alunos que já concluíram o ensino médio ou irão concluir no final do ano de realização do exame. De acordo com o Inep, desde sua implementação, em 1998, a adesão ao Enem tem crescido sistematicamente, atingindo em 2007 a marca de 2.738.617 participantes, sendo 83,4% de estudantes que declararam ter cursado todo o ensino médio em escola pública.Dez primeirasA Assembléia aprovou um requerimento de Péricles parabenizando as dez escolas de Ponta Grossa que ocuparam as primeiras colocações no Enem. Entre elas estão a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (71,77); o Colégio Neo Máster (65,14); o Colégio Sagrada Família (64,01); o Colégio Sepam (63,98); o Colégio São José (62,33); o Colégio Marista Pio XII (62,14), o Colégio Sagrado Coração de Jesus (61,54); o Colégio Sant’anna (58,06); o Colégio Estadual Linda S. Bacila (55,55); e o Instituto Estadual de Educação César P. Martinez (55,32).