NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado pretende apresentar novo pedido para instalação de CPI dos Pedágios
17h45
por Rodrigo Rossi
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188/4049
2 min de leitura
2.725 visualizações
O deputado Nelson Luersen (PDT) anunciou nesta quarta-feira (17) que pretende protocolar um novo pedido de instalação da CPI dos Pedágios na Assembleia Legislativa. Segundo o pedetista, um requerimento já está sendo elaborado e as assinaturas dos parlamentares para a tramitação da proposta serão coletadas nos próximos dias. O presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), já manifestou apoio à iniciativa. “Quero me colocar à disposição e gostaria de ser um dos apoiadores desta proposta”, ressaltou Rossoni.
O chefe do Poder Legislativo, ainda em pronunciamento da Mesa diretiva, afirmou também que a Procuradoria Geral da Assembleia nunca obstruiu ou tentou barrar a instalação da CPI dos Pedágios, já pleiteada no passado. Rossoni leu trecho do parecer da Procuradoria, de 17 de maio de 2011, que sinalizava, segundo o documento, “pela possibilidade de deferimento do pedido apresentado pelo interessado, no sentido de autorizar a abertura da pretendida Comissão Parlamentar de Inquérito”.
Em seguida, o presidente lembrou que o assunto foi submetido ao Plenário, em sessão de 20 de setembro de 2011, ocasião em que o deputado Nereu Moura (PMDB) levantou questão de ordem sobre a necessidade de 18 assinaturas para apresentação de novo requerimento a ser encaminhado à Mesa Executiva solicitando a instalação da CPI, bem como fins e objetivos específicos da pretendida apuração pela comissão, conforme prevê o Regimento Interno.
“Desta forma, a Presidência decidiu acolher a questão de ordem suscitada pelo deputado Nereu Moura”, disse Rossoni, destacando outro alerta feito pela Diretoria Legislativa, na época, de que regimentalmente não seria possível a instalação da CPI requerida, por falta de adequado e tempestivo recurso da parte interessada. Reiterando declarações prestadas à imprensa, Rossoni lembrou que já houve, na Assembleia, uma CEI (Comissão Especial de Investigação) e uma CPI abordando a questão do pedágio. "A CPI que não foi implantada é porque não cumpriu os requisitos internos da Casa. Eu sou presidente e tenho que zelar pelo Regimento", concluiu.
O chefe do Poder Legislativo, ainda em pronunciamento da Mesa diretiva, afirmou também que a Procuradoria Geral da Assembleia nunca obstruiu ou tentou barrar a instalação da CPI dos Pedágios, já pleiteada no passado. Rossoni leu trecho do parecer da Procuradoria, de 17 de maio de 2011, que sinalizava, segundo o documento, “pela possibilidade de deferimento do pedido apresentado pelo interessado, no sentido de autorizar a abertura da pretendida Comissão Parlamentar de Inquérito”.
Em seguida, o presidente lembrou que o assunto foi submetido ao Plenário, em sessão de 20 de setembro de 2011, ocasião em que o deputado Nereu Moura (PMDB) levantou questão de ordem sobre a necessidade de 18 assinaturas para apresentação de novo requerimento a ser encaminhado à Mesa Executiva solicitando a instalação da CPI, bem como fins e objetivos específicos da pretendida apuração pela comissão, conforme prevê o Regimento Interno.
“Desta forma, a Presidência decidiu acolher a questão de ordem suscitada pelo deputado Nereu Moura”, disse Rossoni, destacando outro alerta feito pela Diretoria Legislativa, na época, de que regimentalmente não seria possível a instalação da CPI requerida, por falta de adequado e tempestivo recurso da parte interessada. Reiterando declarações prestadas à imprensa, Rossoni lembrou que já houve, na Assembleia, uma CEI (Comissão Especial de Investigação) e uma CPI abordando a questão do pedágio. "A CPI que não foi implantada é porque não cumpriu os requisitos internos da Casa. Eu sou presidente e tenho que zelar pelo Regimento", concluiu.
Notícias Relacionadas
10:00
Assembleia sedia cerimônia de premiação do Selo Paraná
O evento é promovido pela Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa/PR) e acontece quarta-feira (22), às 14 horas, no Plenário da Casa.
Leia mais
17:00
Deputados destacam ações de cidadania e aproximação com a população na Assembleia Itinerante na ExpoLondrina
Programação reúne estudante s e comunidade em atividades educativas sobre o Legislativo e o processo de elaboração das leis
Leia mais
18:29
Audiência pública debateu saúde mental dos profissionais da segurança pública no Paraná
Evento foi proposto pelo deputado Tito Barichello (União) e ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais
13:23
Assembleia Legislativa do Paraná sedia evento sobre Selo ABNT de boas práticas no combate à violência contra as mulheres
Leia mais