Deputado Professor Lemos (PT) acompanha ministro Paulo Teixeira durante assinatura de acordos que vão beneficiar a agricultura familiar e a produção agroecológica A assinatura foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto e pelo diretor de Coordenação da Binacional, Carlos Carboni.

06/02/2024 14h32 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Professor Lemos ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Deputado Professor Lemos ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.Créditos: Leandro Taques

Deputado Professor Lemos ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

O deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa, participou nesta segunda-feira (6), da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para apoiar a implementação de territórios sustentáveis na área de influência da usina, com foco na bioeconomia. O Acordo, assinado entre a Itaipu Binacional e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, também prevê o estímulo à produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares por agricultores familiares, extrativistas, povos e comunidades tradicionais.

A assinatura foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto e pelo diretor de Coordenação da Binacional, Carlos Carboni, como parte do evento “Itaipu Mais que Energia no Campo”, atração do primeiro dia do Show Rural Coopavel, uma das mais importantes feiras do agronegócio brasileiro e que ocorre até sexta-feira (9). A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, acompanhou a agenda.

“Os acordos de cooperação técnica assinados entre a Itaipu Binacional e o MDA são fundamentais. A agricultura familiar brasileira, o pequeno agricultor é quem produz alimento. Precisa de fomento, assistência técnica e políticas públicas fortalecidas para produzir mais e melhor. Nosso governo federal está empenhado nisso. Estamos reconstruindo a agricultura familiar que foi ignorada no último período”, afirmou Lemos, durante a assinatura do Acordo.

“A Itaipu e o governo Lula têm trabalhado pelo desenvolvimento dos municípios, em benefício da população”, completou a deputada Luciana Rafagnin (PT).

De acordo com o ministro Paulo Teixeira, o acordo de cooperação técnica está alinhado à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, ao Programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade, ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e às políticas públicas de fornecimento de insumos vegetais do Governo Federal.

“Esse é um momento de grande oportunidade: a Itaipu está fazendo convênio com os municípios para expandir a agricultura familiar, para aumentar a produção agroecológica, para recuperar o ambiente, a recuperação de nascentes, de áreas de proteção ambiental e de matas ciliares”, disse o ministro. “Estão sendo recuperadas nascentes de todo o Estado do Paraná e também do Mato Grosso do Sul. Isso é um feito ambiental que, se a gente conseguisse que todo o País fizesse, seria muito importante”, reforçou.

Ainda durante o evento foi assinada uma Carta de Interesse entre a Itaipu Binacional, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura e Pecuária, para a modernização de armazéns nos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, nas unidades de Ponta Grossa, Cambé, Rolândia e Maracaju (MS), eleitas como prioridades pela Conab.

“Os investimentos que serão feitos na Conab terão duas questões centrais: o primeiro é garantir que os produtores, as cooperativas, possam estocar para vender quando o preço estiver melhor; o segundo, para garantir a segurança alimentar, fornecendo comida para quem vive nas cidades”, afirmou Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Binacional.

Também participaram da cerimônia em Cascavel o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara; o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; a diretora de Negócios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ana Euler; deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação