Deputado Professor Luizão Quer Solução Para o Transporte Coletivo

28/03/2007 14h48 | por Laura Sica
O deputado Professor Luizão, do PT, critica o serviço de transporte público oferecido para a região metropolitana de Curitiba pela URBS. Por isto, nesta terça-feira (27), o deputado apresentou requerimento ao presidente da Comec, Alcidino Bittencourt e ao prefeito Antonio Wanderscher, de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec, propondo amplo debate sobre a situação do transporte coletivo em Curitiba e região metropolitana. O petista critica a superlotação nos ônibus; falta de estrutura no atendimento ao usuário e a vida útil dos ônibus. “Temos de discutir exaustivamente soluções que beneficiem não apenas Curitiba, mas toda a Região Metropolitana, para termos independência da Urbs”. De acordo com Luizão é necessário um debate que envolva prefeitos, vereadores, deputados e a sociedade organizada para buscar uma solução para o transporte coletivo que se mostra mostra saturado em inúmeras linhas e ineficeintes em alguma regiões.Para o deputado, a discussão neste momento é oportuna e tanto a Comec quanto a Assomec são órgãos legítimos para proporcionar o debate, juntamente com a Urbs. Ele lembra que o acordo que autoriza a URBS a administrar o transporte na Região Metropolitana expira em setembro. O aditivo foi assinado entre o governador em exercício na época, Hermas Brandão, e o prefeito Beto Richa e transfere do governo do Estado para a Urbs, a competência de administrar o sistema coletivo intermunicipal, da Região Metropolitana. O deputado considera que a região metropolitana deve ter mais informações e autonomia nas decisões dos serviços de transporte público. "A Região Metropolitana precisa ter condições para estabelecer parceria e não ficar na dependência do que diz a Urbs”.