Deputado propõem homenagem pelo aniversário de 106 anos de fundação da 1ª Igreja Batista de Curitiba A data foi celebrada em 13 de maio, mas o culto oficial de gratidão ocorreu online pelas redes sociais no domingo (17).

18/05/2020 16h05 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Por iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou Votos de Louvor com menção Honrosa pelo transcurso do 106º aniversário de fundação da Primeira Igreja Batista – PIB de Curitiba, sediada no bairro Batel, e representada pelo pastor-presidente Paschoal Piragine Júnior. A homenagem é extensiva à Equipe Ministerial, integrada pelas lideranças, conselho executivo e diaconal, ministérios, voluntariado e membros.

O expediente do Poder Legislativo Estadual destaca que a homenagem pública da Assembleia do Paraná, soma-se às alegrias, graças e dons do Deus e que cumulou de bênçãos e prosperidade essa obra pastoral que comemora 106 anos de testemunhos, obras e boas ações em nosso meio, ao lado de seus 10.933 membros e ministérios comprometidos que congregam no templo hoje, com 13.300 m² de área total e 16.149 m² de área construída.

O deputado Luiz Fernando Guerra destaca que  “fazemos votos de que a Primeira Igreja Batista – PIB continue de pé e em oração no firme propósito de levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo, e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo, ancorada nos pilares que sustentam este processo. Recebam, ao comemorar os 106 anos de fundação, o reconhecimento oficial, as orações e a homenagem do Poder Legislativo do Estado do Paraná, que mesmo em tempo de distanciamento e isolamento social, entende como essencial a espiritualidade como alimento da fé. É tempo de celebrar!”, afirmou o parlamentar.

Na mensagem justificativa, o requerimento descreve o histórico da trajetória da Primeira Igreja Batista de Curitiba, elencando que no início do século passado, obedecendo ao chamado do Senhor, o missionário Robert E. Petigrew deixou os Estados Unidos e veio ao Brasil, fixando-se no estado de Alagoas. Fruto de seu trabalho surgiu aí um nome que começaria a escrever a história da PIB Curitiba: Manoel Virgínio de Souza, pai de um dos mais antigos e respeitáveis membros, Sofonias de Souza. Nascido em 6 de abril de 1874, na cidade de Pilar, Alagoas, Manoel, bem cedo órfão, ficou aos cuidados da avó. Dificuldades de toda sorte levaram o jovem a exercer as mais diversas atividades: de sapateiro a pastor e músico.

Mais tarde, seu líder o missionário Robert Pettigrew foi transferido para o litoral paranaense. Então, em 1911, são organizadas as primeiras igrejas no estado do Paraná: a de Paranaguá e Antonina.

Em 1912, a convite de Pettigrew, o pastor Manoel Virgínio de Souza desembarca em Paranaguá, com toda a sua prole: esposa, nove filhos e a ‘creada’. Reiniciou ali suas atividades evangelísticas, percorreu todo o litoral; ilhas, vilarejos, pequenas comunidades, todos ouviam de ‘seu Virgínio’ as novas do Evangelho. A visão missionária desse pastor, porém, não se restringiu ao litoral; logo subiu a Serra do Mar e anteviu o futuro.

Instalado em Curitiba, sua modesta casa tornou-se o templo e sua família, a igreja. Essa é a humilde origem da PIB Curitiba, organizada oficialmente em 13 de maio de 1914, com dez membros e tendo como pastor interino o missionário Pettigrew. Nessa ocasião, levanta-se a primeira oferta missionária: 10.000 réis.

“Em 1988, o Pastor Paschoal Piragine Júnior chegou à Curitiba com sua família e assumiu o pastorado da PIB. Na época eram 1.200 membros. Permanece até hoje com sua eficiente direção e total dependência do Senhor. Aos 106 anos de fundação a Primeira Igreja Batista de Curitiba continua semeando a boa semente em nosso meio. Parabéns e Muito Obrigado!”, conclui.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação