Deputado reafirma que licitação do pedágio deve ser pelo menor preço e sem aporte

26/05/2021 13h14 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) reafirmou nesta quarta-feira (26) que a Frente Parlamentar sobre o Pedágio está em alerta para assegurar que o modelo de licitação a ser proposto pelo governo federal para as novas concessões garanta competitividade entre os participantes e estimule a efetiva redução das tarifas.

Segundo o deputado, informações apontam que o Ministério da Infraestrutura pretende adotar uma concorrência pelo menor preço de tarifa com aporte financeiro proporcional ao desconto. Na avaliação do parlamentar, essa solução é muito semelhante ao modelo híbrido, previsto inicialmente.

“Estamos vendo algumas autoridades falando que é menor preço com aporte. Isso aumenta o custo financeiro. Modelagem que impede uma redução efetiva do preço da tarifa”, frisou. “Isso está parecendo aquela máxima do escritor italiano Giuseppe di Lampedusa: é preciso mudar para que tudo fique como está”.

Romanelli destacou que a Frente está na expectativa da apresentação da nova modelagem que está sendo construída por técnicos do Ministério da Infraestrutura e da Secretaria da Infraestrutura e Logística. “É necessário ter clareza do que o Governo Federal está pretendendo fazer, que até agora está muito nebuloso”.

Delegação – O deputado reforçou que a Assembleia Legislativa não vai aprovar a delegação das rodovias estaduais para integrar um modelo que contenha a mesma essência do modelo híbrido que foi rechaçado pelo setor produtivo e pela sociedade civil organizada paranaense. As vias estaduais representam 30 % do pacote a ser concedido à iniciativa privada.

“Não adianta mudar a forma e manter o conteúdo. A Assembleia tem uma posição muito clara. Nós queremos que a licitação seja feita exclusivamente pelo menor preço de tarifa, sem nenhum limite de desconto, e, ao mesmo tempo, que tenha uma garantia de que as obras serão executadas”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação