Deputado Renato Freitas (PT) participará do Grito dos Excluídos e Excluídas em SP

06/09/2023 15h52 | por Assessoria Parlamentar

Deputado Renato Freitas (PT) convida a população paranaense a refletir sobre a construção de uma sociedade mais justa, solidária e independente.Créditos: Divulgação

O deputado estadual Renato Freitas (PT) participará, nesta quinta-feira (7), do 29.º Grito dos Excluídos e Excluídas, às 10 horas, na Praça da Sé, em São Paulo. O convite foi feito pela Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo, pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), por conta da forte atuação de Renato Freitas na defesa, incondicional, da população negra e demais movimentos das periferias do Paraná.

De acordo com os organizadores, o evento ocorre sempre no Sete de Setembro e serve de reflexão sobre o Dia da Independência do Brasil. "Eu nunca dei o meu silêncio para aqueles que tentaram me calar, pelo contrário, eu amplifico cada vez mais a minha voz e o eco das minhas palavras pode ser ouvido hoje nas quebradas dos quatro cantos do Brasil. O grito dos excluídos serve para que o povo ocupe as ruas e defenda os seus direitos”, disse o deputado.

O grito no Paraná

O Grito dos Excluídos e Excluídas ecoará de Norte a Sul do Brasil – em todos estados e no Distrito Federal. No Paraná, estão programadas atividades em Curitiba, Campo Mourão, Maringá e Matinhos. Confira a programação no estado:

Maringá (6/9), 14 horas – Tenda do 29.º Grito, no Estacionamento do Terminal Intermodal; 17 horas – Ato público: arrecadação de alimentos para a Ocupação Dom Helder Câmara.

Curitiba (7/9), 8 horas – Concentração no Centro de Formação Santo Dias, na Vila Torres; Café e Caminhada até a Casa de Passagem e Cultura Indígena. Com movimentos sociais, sindicatos, associações, moradores da região, povos indígenas, igrejas e religiões. Objetivo é denunciar a fome no Brasil, tendo a conquista da segurança alimentar como pré-requisito da dignidade humana, democracia e soberania nacional. Levar 1kg de alimento não perecível para doação para os Povos Originários. Haverá venda de artesanatos indígenas e produtos da economia popular solidária.

Matinhos (7/9), 7h30 – Concentração 1.º Grito, na Praça Central, reunindo moradores de cidades do litoral de Pontal do Paraná e Paranaguá.

Campo Mourão – rodas/atividades de escuta de diversos seguimentos, com posterior elaboração de documento para a promotoria pública e órgãos oficiais, além de atos marcados para outubro e novembro.

Mais informações, acesse: https://www.gritodosexcluidos.com/