Deputado Renato Freitas (PT) sugere a criação de um centro de memória em homenagem às vítimas haitianas em Palotina Em visita à Palotina, o parlamentar garantiu R$ 300 mil em emendas do Plano Paraná Mais Cidades para a construção do centro.

14/08/2023 15h14 | por Assessoria Parlamentar

No encontro com o prefeito de Palotina, Renato Freitas sugeriu a criação de um Centro de Memória e Cultura da Comunidade Haitiana, devido a necessidade de integração dos imigrantes com a sociedade, e sugere que a prefeitura e a C.Vale trabalhem em conjunto.Créditos: Divulgação

O deputado estadual e presidente da Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do Paraná, Renato Freitas (PT), fez na manhã da última quinta-feira (10) uma visita técnica à Cooperativa Agroindustrial C.Vale, em Palotina, onde uma das unidades de armazenagem da cooperativa explodiu, no dia 26 de julho, matando 10 pessoas, entre elas, 8 imigrantes haitianos. A décima morte foi confirmada na manhã de sexta-feira (11). A Polícia Civil e o prefeito de Palotina, Luiz Ernesto, também acompanharam a visita e à tarde, o deputado se reuniu com o perito criminal, Lennon Biancato, responsável pelo levantamento técnico que apura a causa das mortes.

De acordo com Freitas, a comissão vai acompanhar de perto as ações que a empresa está tomando em relação às famílias das vítimas e também tem cobrado da C.Vale uma resposta ao povo haitiano que vive no local. “Essas pessoas estavam trabalhando em condições que ofereciam muito risco e nós estamos aqui para apurar quais são essas as condições e também verificar se há relação discriminatória entre haitianos e brasileiros”, disse o deputado.

No encontro com o prefeito de Palotina, Renato Freitas sugeriu a criação de um Centro de Memória e Cultura da Comunidade Haitiana, devido a necessidade de integração dos imigrantes com a sociedade, e sugere que a prefeitura e a C.Vale trabalhem em conjunto. “Nós queremos que a cooperativa e a prefeitura entrem em acordo para dar uma resposta coletiva pelo ocorrido, entendendo a necessidade de integração e apoio aos haitianos na cidade. O nosso mandato vai destinar R$ 300 mil em emendas do Plano Paraná Mais Cidades para a construção do centro”, disse Freitas.