Deputado Reni Pereira (psb)

26/05/2008 09h27 | por Sonia Maschke / Jaime Santorsula Martins / 41 3350-4193
A denúncia apresentada na última terça-feira pelo deputado Reni Pereira (PSB) de que policiais militares, da Força Verde e até mesmo do Hospital Militar estariam “plantados” nos cruzamentos de Curitiba para multar os motoristas foi confirmada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira. Em entrevista à rádio CBN, o coronel Anselmo disse ser uma missão da Polícia Militar aplicar multas. “Essa é nossa missão”, afirmou o comandante da PM, dando a entender que em Curitiba, apontada como uma das capitais mais violentas do Brasil, cuidar do trânsito é prioridade da PM. O deputado Reni Pereira reafirmou estar preocupado com a questão. Disse que a população de Curitiba não pode ser o alvo de uma guerra política entre governos. “Eu percebi a rapidez da PM em aplicar a multa. Os policiais simplesmente anotam a placa e a tipificação é feita posteriormente, numa média de dez multas por sinal”, apontou. Reni ressaltou novamente não ser contra a fiscalização, mas fez o alerta em razão do excesso no cumprimento da lei. “Não podemos deixar de levantar essa questão porque a população de Curitiba não pode ser a vítima. Se esse rigor fosse durante os quatro anos, tudo bem, mas a gente vê isso no período pré-eleitoral. Não existe policial militar para dar aquilo que nós tanto estamos clamando na capital, que é segurança. Mas para multar os motoristas que estão sem cinto ou no celular existe efetivo. É o excesso de rigor no cumprimento da lei”, justificou. A operação realizada nos sinaleiros e que não tem data para ser finalizada, também foi confirmada pelo major Sidnei Michelowski em entrevista à rádio Band News. “Esses policiais estão participando de uma operação chamada Operação Escudo”, declarou. Segundo Reni, nesta quarta-feira o número de policiais nos sinaleiros diminuiu um pouco. “Acredito que por causa da nossa denúncia”, finalizou. Operação eleitoral Reni Pereira denunciou ontem (20) que policiais militares e da Força Verde foram “plantados” em vários cruzamentos da cidade para aplicar multa aos motoristas Chamou a atenção do deputado o fato de que sites estão veiculando notícias de que o prefeito Beto Richa triplicará a indústria da multa em Curitiba.“É uma grande armadilha em época de eleição municipal. Isso não deve estar ocorrendo somente em Curitiba, mas também em outras cidades do Paraná”, alerta Pereira. “O secretário de Segurança diz que não há efetivo para aumentar a segurança. Mas para colocar nas ruas e multar os motoristas está sobrando policial”, ironizou.