Deputado Requião Filho (PT) apresenta projeto em homenagem à Odelair Rodrigues Atriz curitibana faleceu há vinte anos e deixou um legado ímpar nos palcos e na televisão, marcado especialmente pela luta contra o preconceito.

08/03/2023 10h15 | por Assessoria Parlamentar
Proposta institui o dia 27 de Janeiro, como o “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”.

Proposta institui o dia 27 de Janeiro, como o “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”.Créditos: Acervo Pessoal/Divulgação

Proposta institui o dia 27 de Janeiro, como o “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”.

Nesta quarta-feira, 08 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, o Deputado Estadual Requião Filho (PT) protocola um projeto de lei que institui o dia 27 de Janeiro, como o “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”. O objetivo é valorizar a trajetória da saudosa atriz paranaense Odelair Rodrigues, que ficou famosa no teatro, rádio, cinema e televisão e, também, para prestar uma sincera e honrosa homenagem a todas as artistas e mulheres pretas paranaenses.

Odelair Rodrigues, brilhante atriz, nasceu em 27 de janeiro de 1935, porém foi registrada apenas em 14 de junho, quase cinco meses depois. Apesar de sofrer bullying por causa de sua cor, cresceu feliz e esperançosa em Curitiba, sem demonstrar todo o sofrimento vivenciado.

Sua notável carreira teve início em 1952, com apenas 17 anos de idade, quando passou a integrar o “Corpo Cênico” do Colégio Estadual do Paraná, onde estreou na peça “Sinhá Moça Chorou”. Formou-se em Contabilidade pela UTFPR e, por não conseguir se posicionar profissionalmente na área, foi trabalhar como doméstica. Após sofrer com um casamento abusivo, foi morar no camarim do Teatro de Bolso, em Curitiba, que ajudou a fundar.

Também foi integrante do Teatro de Comédia do Paraná e foi merecedora de diversas premiações. Casou-se, mudou para o Rio de Janeiro, e retornou a Curitiba. Odelair Rodrigues, além de parte da história do teatro no Paraná, foi uma atriz que superou preconceitos, por sua cor de pele, seu status social e por suas escolhas profissionais. Faleceu em julho de 2003 e, em 2023, completam-se vinte anos de sua partida.

Nas últimas semanas, o gabinete do deputado Requião Filho recebeu a visita de um dos curadores da exposição “É Ser Odelair”, que está em cartaz em Curitiba, no Café do Teatro, até o dia 10 de abril. Kelvin Millarch, da Cia Ká de Teatro, que encaminhou um pedido especial para homenagear os 70 anos de carreira da atriz. A ideia foi prontamente aceita pelo parlamentar, tendo em vista de ter sido uma das pioneiras da televisão paranaense e ganhadora de diversos prêmios, além de uma inspiração e referência de estudo para a nova geração de artistas no Estado. Odelair também já foi objeto de pesquisa e de espetáculo teatral, realizado companhia.

“Por estes e tantos motivos, apresentamos a presente proposta, como forma de reconhecimento do Estado do Paraná a atriz curitibana. Odelair é exemplo de mulher preta, atriz e sua vida e obra muito nos honra como paranaenses e diante de toda importância dessa brilhante atriz, peço apoio de todos meus pares para aprovação do dia “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”, declarou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação