Deputado Romanelli defende maior participação feminina na vida pública Audiência pública debate projeto que determina uma maior presença da mulher nos Conselhos de Administração de empresas com participação do Estado.

24/02/2022 09h15 | por Assessoria parlamentar
Audiência pública vai debater projeto que propõe percentual mínimo de participação de mulheres em Conselhos de Administração do Estado.

Audiência pública vai debater projeto que propõe percentual mínimo de participação de mulheres em Conselhos de Administração do Estado.Créditos: ONG #elasnopoder

Audiência pública vai debater projeto que propõe percentual mínimo de participação de mulheres em Conselhos de Administração do Estado.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou, nesta quarta-feira (23), uma nova iniciativa para estimular a participação das mulheres na vida pública nacional. É a campanha Indique uma Mulher, da ONG #ElasnoPoder, que busca incentivar a participação feminina na disputa eleitoral e por posições de liderança dentro do setor público.

Romanelli ressalta que um dos lemas da mobilização é um ensinamento da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet: “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas mulheres entram na política, muda a política”. “Este movimento é um incentivo importante, como tantos outros, para que o universo feminino tenha participação mais relevante na política”, considera ele.

Para o deputado, a política precisa de uma visão mais humanitária e por isso há a necessidade de maior presença feminina no universo político. Assim, considera ele, as políticas públicas de igualdade podem avançar mais rapidamente. “Ter as mulheres em cargos eletivos e executivos é uma questão quase que obrigatória pelas diferentes visões que elas têm do mundo e das necessidades da sociedade”, ponderou.

Lei

O deputado é um dos autores do projeto de lei 688/2021 que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná e pretende instituir um percentual mínimo de mulheres nos Conselhos de Administração de empresas em que o Estado detenha a maioria do capital social com direito a voto. O assunto será objeto de uma audiência pública programada para o dia 09 de março, às 14 horas, de modo virtual.

A proposta de Romanelli é estabelecer que ao menos 30% das cadeiras dos conselhos de administração deverão ser ocupadas por mulheres. Hoje, a participação é de apenas 5%. “O ideal era que não precisássemos desse tipo de legislação, mas infelizmente ainda temos um longo caminho a trilhar na busca pela igualdade de gênero em todas as esferas da sociedade”, afirma.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação