Deputado Soldado Fruet questiona doação de dois aviões do Paraná ao Mato Grosso do Sul

21/09/2021 16h09 | por Assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet (PROS).

Deputado Soldado Fruet (PROS).Créditos: Toni Ricardo

Deputado Soldado Fruet (PROS).

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) protocolou nesta terça-feira (21) um requerimento ao chefe da Casa Militar do Paraná, tenente-coronel QOPM Welby Pereira Sales, questionando os motivos que levaram o Governo do Paraná a doar duas aeronaves Seneca, supostamente inservíveis, ao Governo do Mato Grosso do Sul, “sem qualquer vantagem aos paranaenses”. Segundo o parlamentar, “é difícil acreditar em um ato desses: se até esses dias os aviões eram úteis para o transporte de órgãos, salvando muitas vidas no Estado, por que agora se tornaram inservíveis e estão sendo entregues gratuitamente a outro estado?”.

"Devemos estar mesmo esbanjando dinheiro no Paraná ou será que em breve teremos locações de aviões a custos altíssimos com a desculpa de que serão utilizados para transporte de órgãos?", perguntou, em discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná. No expediente ao chefe da Casa Militar, ele solicitou informações das aeronaves Seneca, marca Embraer, modelo EM-810D, prefixos PP-EUS e PP-EIK, objeto de doação ao Estado do Mato Grosso do Sul, conforme autorização para formalização do termo de doação de aeronaves inservíveis e/ou desnecessárias, publicada no Diário Oficial de Comércio, Indústria e Serviços do Paraná do último dia 20 de setembro. 

Em relação às duas aeronaves que o Paraná pretende doar ao Mato Grosso do Sul, o deputado indagou em quais atividades, com as respectivas datas, os aviões foram empregados antes de serem declarados como inservíveis e/ou desnecessários. Ele também quer saber quantos voos e quais foram os trajetos realizados nos dois últimos anos. Também questionou os custos de aquisição e manutenção de cada aeronave enquanto propriedade do Estado do Paraná e quais motivos fáticos e jurídicos embasaram a decisão de doação delas ao Estado do Mato Grosso do Sul, “em detrimento de serem leiloadas e o dinheiro revertido em benefício da população paranaense”.

Além desses questionamentos, o deputado Soldado Fruet solicitou que o chefe da Casa Militar forneça cópia integral do laudo que declarou as aeronaves inservíveis ou desnecessárias, considerando que elas tinham certificado de aeronavegabilidade, respectivamente, até os dias 29 de janeiro de 2021 e 2 de setembro de 2021. O deputado ressaltou que “no começo do ano, esses aviões auxiliaram na distribuição das vacinas e insumos contra a Covid-19, conforme matéria veiculada pela Agência Estadual de Notícias do Paraná, sem qualquer menção de avaria ou problema”. O parlamentar finalizou o requerimento perguntando qual estado pagará os valores de transporte das aeronaves.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo

Notícias Relacionadas

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação