Deputado sugere que Policiais Civis aposentados trabalhem no monitoramento das rodovias que terão os pedágios desativados
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), apresentou, nesta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Paraná, um requerimento sugerindo, a exemplo dos Policiais Militares da Reserva, que Policiais Civis aposentados possam também trabalhar nos monitoramentos e manutenções administrativas das rodovias que tiveram seus pedágios desativados.
“Solicito ao sensível Governo do Paraná que oportunize aos Policiais Civis aposentados a possibilidade de auxiliarem nos monitoramentos e manutenções administrativas pertinentes. Tal sugestão chegou até mim a pedido da comunidade de aposentados da Policial Civil, por intermédio do Policial Civil aposentado Mozart Kuster de Azevedo”, justificou o deputado em seu requerimento.
O requerimento foi endereçado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e ao secretário estadual de Segurança Pública, Rômulo Marinho.
Fim das concessões
A partir de 28 de novembro, não haverá qualquer cobrança do pedágio nas rodovias do Anel de Integração segundo o Governo do Estado. Os contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas encerram às 23h59min do dia 26 de novembro, enquanto os contratos da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia terminam no dia seguinte, às 23h59min do dia 27 de novembro.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual para discutir os planos de canalização do tráfego nas praças de pedágio, com o fim dos contratos do Anel de Integração.
Cada praça deverá ser adaptada para garantir a passagem dos veículos sem gerar congestionamentos e com segurança. Isso inclui o bloqueio das cancelas que não serão mais utilizadas, retirada de equipamento nas passagens que ficarão liberadas, instalação de ampla sinalização informando e orientando o usuário quanto às novidades, e demais mudanças necessárias.
Em 1996, foram firmados convênios de delegação para exploração de rodovias federais entre o Governo do Paraná e o Governo Federal, abrindo espaço para a licitação e assinatura dos contratos de concessões em 1997, divididos em seis lotes e com prazo de execução de 24 anos. Os mesmos foram modificados ao longo dos anos, com termos aditivos assinados em 1998, 2000, 2002, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.
Atualmente 2.505,2 quilômetros de rodovias federais e estaduais compõem o Anel de Integração, que será encerrado no final deste mês. O novo programa de concessões rodoviárias está sendo elaborado pelo Governo Federal, devendo ser lançado em 2022.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia mais
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Projeto de lei visa reconhecer a Expo Japão como manifestação cultural de relevante interesse turístico do Paraná
Proposta foi apresentada na Casa pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia mais