02/12/2022 13h25 | por Assessoria parlamentar

Deputado Tercilio Turini homenageia aluno medalha de ouro em competição nacionalCréditos: Cesar Ota

O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) homenageou o estudante Arthur Nascimento Pereira da Silva, do Distrito de São Martinho, no município de Rolândia, pela conquista da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA 2022. Em nome da Assembleia Legislativa do Paraná, entregou Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa ao talentoso garoto de apenas 11 anos que colocou o estado em destaque na competição nacional e superou alunos de diversos estados brasileiros.

Arthur alcançou a nota 9,6 na prova de 10 questões. "O desempenho exemplar no disputado desafio enche de orgulho seus familiares, moradores do distrito, colegas e toda equipe da Escola Municipal Luiz Real, de São Martinho", comentou o deputado. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento oficial da Sociedade Astronômica Brasileira, Agência Espacial Brasileira e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado anualmente para fomentar o interesse dos jovens sobre as ciências relacionadas aos temas das competições.

"A conquista da medalha de ouro pelo garoto Arthur, como aluno do 5º ano do ensino fundamental, mostra que realmente é possível descobrir e desenvolver talentos na educação em qualquer lugar do nosso estado, e não apenas em grandes centros urbanos", acrescentou o deputado, que também homenageou a Escola Municipal Luiz Real, a diretora Anna Amélia Nascimento Ribeiro, a professora orientadora Vera Lúcia Mello Gonçalves. Na entrega das homenagens estavam presentes os pais do aluno, Adilson e Andréa, e representantes da comunidade. O deputado Cobra Repórter (PSD) é coautor das proposições.

"A iniciativa da escola de participar da competição educacional comprova o compromisso de oferecer aos alunos muito mais que o ensino regular. Demonstra a vontade de ir além, inserindo crianças, adolescentes e jovens no cenário moderno da educação e criando oportunidades de valorização do mérito dos alunos. É assim que se abre a porta para um futuro promissor: descobrindo e lapidando talentos e habilidades, colocando meninos e meninas de uma pequena localidade no mesmo patamar de estudantes de grandes cidades", salientou o deputado Turini.

"Que a premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica seja o início de uma grande trajetória, fazendo brilhar a estrela do Arthur e trazendo mais alegrias ao nosso estado. Parabéns! Sucesso!", declarou o deputado.