A Assembleia Legislativa do Paraná vai homenagear o Hospital do Câncer de Londrina com Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa pela comemoração dos 60 anos da instituição. Por iniciativa do médico e deputado estadual Tercilio Turini, presidente da Comissão de Saúde Pública, as honrarias representam reconhecimento e gratidão dos paranaenses pelo compromisso com a vida, acolhimento, cuidados e carinho aos pacientes e familiares.
Uma das principais referências do Brasil na área de oncologia, o Hospital do Câncer foi fundado oficialmente em 8 de novembro de 1965. Para celebrar as seis décadas de atividades, a comunidade londrinense participa sexta-feira (dia 31), às 8h30, de abraço simbólico ao hospital numa demonstração de respeito, afeto e união pelo trabalho e o significado da instituição na prevenção, tratamento e cura do câncer. O ato também homenageia a fundadora Lucilla Ballalai.
“Foi uma mulher abnegada, que chegou a Londrina em 1949 e seguiu a trajetória de pioneiros e pioneiras que tanto fizeram na construção e desenvolvimento do município e da região. Com sua vontade de praticar o bem, iniciou a mobilização e logo teve o apoio de voluntários e da comunidade em campanhas para assegurar atendimento às mulheres na prevenção de tumor de colo de útero. Criou o Centro Norte Paranaense de Pesquisas Médicas, que depois se transformou no Hospital do Câncer” – relata o deputado.
“Tive a honra de conhecer a senhora Lucilla Ballalai e a satisfação de ter trabalhado ao seu lado em vários momentos. Acompanhei o lançamento da pedra fundamental para construção da primeira sede do hospital. Ainda estudante de Medicina na UEL, participei pelo Centro Acadêmico de ações solidárias em prol da instituição: venda de rifas, de convites para eventos beneficentes, de ingressos para shows e outras promoções – tudo com o objetivo de criar em Londrina uma estrutura para atendimento e tratamento de pacientes de câncer” – conta Tercilio Turini.
“É uma fonte de vida que completa 60 anos de forma tão relevante na saúde pública e no acolhimento a milhares de pacientes. Uma caminhada carinhosa que se amplia a milhões de pessoas, quando pensamos em familiares e amigos de quem passou por atendimento, de quem trabalha no Hospital do Câncer de Londrina e de quem contribui com a instituição” – diz Tercilio Turini. E destaca a consolidação, a modernização com tecnologia e equipamentos avançados, a equipe qualificada e a rede de voluntariado que sempre colaborou nos momentos preocupantes de manutenção, assim como nas ações para garantir novos investimentos e aumentar a assistência aos pacientes.