Mais de 500 pessoas participaram da "Homenagem às famílias italianas que contribuíram para o desenvolvimento de Londrina", uma iniciativa do deputado Tercilio Turini (MDB) para valorizar imigrantes e descendentes que chegaram até a década de 1960 e atuaram na consolidação da segunda maior cidade do estado. A cerimônia, realizada na sexta-feira (23) à noite, transformou-se em uma festa de reencontros e emoção. A Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná destacou a importância dos homenageados com a mensagem: "Em gratidão e reconhecimento pelo trabalho na construção de Londrina. Os italianos trouxeram a alegria, a cultura, os costumes e a vontade de vencer. Um marco na história do Paraná."
Cerca de 250 famílias se cadastraram para receber o diploma da Assembleia no evento, que teve apoio do Museu Histórico/UEL, da Biblioteca Municipal/Secretaria de Cultura, da Associação I Bravissimi e do Instituto UP/Curso de História da UEL. Os italianos formaram a maior etnia estrangeira na época da colonização do município — foram 611 famílias. "Pioneiros corajosos que enfrentaram adversidades e batalharam nas mais diversas atividades, a maioria começando em lavouras de café e também nos ofícios manuais. Os italianos são patrimônio e uma grande força na vida de Londrina" — ressaltou o deputado Tercilio Turini.
Ele disse que a homenagem também marca os 150 anos da imigração italiana no Brasil. "Neste momento tão significativo, é fundamental valorizar imigrantes e descendentes, para resgatar essa história de superação e integração. Como neto de italianos que vieram para o Brasil nos anos 1870, fico honrado em realizar essa homenagem pela Assembleia Legislativa do Paraná" — afirmou o parlamentar. Como deputado que representa a comunidade italiana em Londrina, Tercilio Turini agradeceu por tudo o que os pioneiros fizeram pelo desenvolvimento do Norte do Paraná.
Junto com Turini, compuseram a mesa da solenidade o deputado federal Luiz Carlos Hauly, o vice-prefeito Junior Santos Rosa, os secretários municipais Marcos Rambalducci (Planejamento) e Markão Kareca (Cultura), o vice-cônsul honorário da Itália, Bruno Veronesi, a reitora da UEL, Marta Favaro, o empresário Gerson Guariente (Acil e Sinduscon), a empresária Paloma Venturelli, em nome dos homenageados, e outras lideranças locais.
"SOLENIDADE EM HOMENAGEM ÀS FAMÍLIAS ITALIANAS"
Carregando fotos...