Deputado Tercilio Turini (MDB) questiona posição do TCE sobre cobrança de água na produção rural
O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) questionou a competência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para declarar a inconstitucionalidade de lei estadual e determinar ao Instituto Água e Terra (IAT) a cobrança de produtores rurais pelo uso da água de rios no Paraná. Em pronunciamento nesta segunda-feira (6) na Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que vai avaliar, com a assessoria jurídica, a possibilidade de impetrar mandado de segurança para garantir a isenção prevista na legislação estadual.
“Temos uma lei aprovada em 1999 e, depois, atualizada em 2009, que concede o benefício da isenção no Paraná. As duas foram apresentadas pelo Governo e votadas favoravelmente pela Assembleia. Agora, o Tribunal de Contas considera inconstitucional o parágrafo de um artigo. É muito estranho, porque afronta a legitimidade dos Poderes Executivo e Legislativo. Isso cria uma insegurança jurídica e pode prejudicar bastante a produção agropecuária no nosso estado”, ressaltou o deputado.
Tercílio Turini disse que a posição do Tribunal de Contas é preocupante e cria instabilidade para quem usa água no meio rural. “Milhares de famílias no Paraná vivem no campo e sobrevivem da produção do dia a dia. São produtores familiares que plantam e têm suas criações de animais. Precisam de água, e cobrar deles vai aumentar o custo. O impacto pode ser enorme”, comentou o parlamentar.
“Uma questão jurídica não pode trazer problemas e prejuízos a produtores. O Paraná é um estado agrícola e, felizmente, rico em recursos hídricos. Claro que a água deve ser preservada e usada sem desperdício. Mas chamo atenção para uma imposição do Tribunal de Contas que tem o risco de causar impacto econômico e social à produção paranaense”, salientou o deputado estadual Tercílio Turini.
“Não dá para entender a posição do Tribunal de Contas do Estado de questionar uma ação de governo relacionada ao mérito e benéfica à produção agrícola do Paraná”, afirmou o deputado Turini.
Notícias Relacionadas
Deputado Tercilio Turini (MDB) entrega Menção Honrosa a mulheres capoeiristas em reconhecimento ao trabalho social e formação cidadã em Londrina
As entregas ocorreram no domingo, dia 17, durante o evento "Quebrando Barreira – Maculelê Capoeira", realizado na Praça da Juventude da Zona Sul, com a presença de capoeiristas, amigos e familiares.
Leia mais
Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca aprovação da PEC que reestrutura regras previdenciárias da segurança pública
Leia mais
Assembleia aprova projeto que denomina Viaduto da PUC, em Londrina, como Papa Francisco e proposta segue para sanção
Leia mais
Deputados destacam ações de cidadania e aproximação com a população na Assembleia Itinerante na ExpoLondrina
Programação reúne estudante s e comunidade em atividades educativas sobre o Legislativo e o processo de elaboração das leis
Leia mais