Deputado Tercilio Turini pede informações ao DER sobre melhorias na PR-170, de Rolândia a Porecatu

08/02/2023 11h05 | por Assessoria parlamentar
Deputado Tercílio Turini (PSD).

Deputado Tercílio Turini (PSD).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Tercílio Turini (PSD).

A recuperação da PR-170 de Rolândia a Porecatu e a construção de terceiras pistas ao longo do trajeto que liga o Norte do Paraná ao estado de São Paulo são fundamentais para preservar vidas, garantir segurança e conforto às pessoas nos deslocamentos, além de facilitar o transporte da produção e fortalecer o desenvolvimento regional. Com esses argumentos o deputado estadual Tercilio Turini (PSD) enviou requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) solicitando esclarecimentos sobre o projeto de obras na Rodovia João Lunardelli.

"É uma importante via que recebe intenso fluxo diário de veículos com famílias, estudantes e trabalhadores, além de ser caminho de transporte de cargas agropecuárias, industriais e de outras atividades econômicas. Caminhões, ônibus e automóveis trafegam frequentemente nessa estrada. Sabemos que as melhorias na PR-170 estão no programa de obras rodoviárias prioritárias do Governo do Estado e, por isso, a comunidade regional aguarda com muita expectativa a apresentação dos projetos e do cronograma de execução", ressalta o deputado no documento aprovado ontem (dia 7) na Assembleia Legislativa e encaminhado ao diretor-geral do DER, Alexandre Castro Fernandes.

Com aproximadamente 70 quilômetros, a PR-170 passa por Rolândia, distrito de São Martinho, Prado Ferreira, Florestópolis, Jaguapitã, Miraselva e vai até Porecatu. Lideranças e motoristas que transitam pela rodovia alertam para o risco de acidentes diante de trechos bem perigosos, condições precárias do asfalto, acostamentos irregulares e sinalização deficiente em vários pontos. Nesta semana, infelizmente houve mais uma batida frontal entre dois veículos com vítima fatal nas proximidades de São Martinho.

A recuperação e construção de terceiras pistas na rodovia são reivindicações de muitos anos da população pela relevância como corredor de integração regional e de escoamento da produção. O governo estadual anunciou que tem recursos para elaborar projetos de melhorias na PR-170, por isso o deputado Tercilio Turini quer detalhes do DER sobre cronograma de serviços, previsão de início e conclusão, valor de investimento programado e como será a contratação das obras.