Deputado Tercilio Turini (PSD) destaca compra do terreno para Terminal Metropolitano: “Fico contente de participar de mais essa batalha”

02/02/2024 10h28 | por Assessoria Parlamentar

A área de 12 mil metros quadrados na Avenida Leste-Oeste, em frente ao Terminal Urbano, foi adquirida pelo Governo do Estado por R$ 19 milhões. A previsão do governo estadual é de concluir projetos e licitar a obra até o final deste ano, para concluir a construção em 2026.Créditos: Divulgação

“A compra do terreno para construção do Terminal Metropolitano de Londrina é um passo importante para concretização de uma obra reivindicada há década por moradores de diversos municípios da nossa região. Agora vou acompanhar a elaboração dos projetos e abertura da licitação, que espero seja o mais rápido possível. Os usuários dos ônibus intermunicipais merecem segurança e condições adequadas no embarque e desembarque em Londrina” – destaca o deputado estadual Tercilio Turini.

Desde que assumiu na Assembleia Legislativa do Paraná, em 2013, Tercilio Turini cobra a construção do Terminal Metropolitano. Em junho daquele ano, por exemplo, Turini enviou ofício ao então secretário de Desenvolvimento Urbano e hoje governador Ratinho Junior, apontando a necessidade do terminal para atender a população de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Ibiporã, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul e outros municípios.

Tercilio Turini participou nesta quinta-feira (dia 1º) da oficialização da compra do imóvel, com a presença do governador, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças. A área de 12 mil metros quadrados na Avenida Leste-Oeste, em frente ao Terminal Urbano, foi adquirida pelo Governo do Estado por R$ 19 milhões. A previsão do governo estadual é de concluir projetos e licitar a obra até o final deste ano, para concluir a construção em 2026.

“O Terminal Metropolitano vai dar mais segurança, conforto e facilidades aos usuários de ônibus que se deslocam de diversos municípios a Londrina. São mais de 20 mil passageiros diariamente que atualmente embarcam e desembarcam em pontos bem precários na área central de Londrina. Ficam expostas ao sol, chuva, vento e outros problemas, além de correrem risco de furtos, assaltos e até atropelamentos. É uma situação lamentável, que persiste já faz muitos anos e precisa de solução para assegurar dignidade e qualidade de vida” – afirma o deputado de Londrina.

Tercilio Turini diz que a comunidade regional reconhece a importância de já ter o terreno garantido e agora precisa seguir acompanhando o andamento dos projetos com agilidade. “Ter a área é um avanço, sem dúvidas. Vários governos não se importaram em atender a reivindicação. Felizmente o governador Ratinho Junior inicia as ações para construir o Terminal Metropolitano. Fico contente de ter participado de mais essa batalha em benefício da população da nossa região, que merece transporte coletivo de qualidade. Espero que o Terminal também seja o primeiro passo para a integração do transporte metropolitano com os ônibus urbanos” – comenta o deputado estadual Tercilio Turini.