O Líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado delegado Tito Barichello (União), utilizou a tribuna da Casa de Lei para manifestar, mais uma vez, seu repúdio à violência entre torcedores no estado. O parlamentar reforçou a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 29/2023, de sua autoria, que propõe a aplicação de multas aos torcedores infratores.
“Não podemos mais admitir esta situação, onde, agora, estão marcando brigas pela internet. No último sábado circulou um vídeo pelas redes sociais mostrando uma briga generalizada no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), transformando uma praça do Conjunto Flamboyant em uma verdadeira batalha campal”, declarou o deputado.
Barichello destacou a necessidade de medidas enérgicas para combater a violência no futebol, enfatizando que é inaceitável permanecer inerte diante de tais episódios. Ele defendeu a urgência de intervenções legislativas mais severas, incluindo multas não apenas para torcedores violentos, mas também para clubes que não adotem as precauções necessárias.
O parlamentar também propôs a criação de um grupo especializado de policiais para lidar com conflitos entre torcidas organizadas, a obrigatoriedade do cadastramento dos torcedores e a utilização de tecnologias como leitores biométricos e câmeras de segurança nos estádios. Para ele, somente um trabalho integrado e contínuo será capaz de transformar a realidade da violência nos eventos esportivos no Paraná.