Deputados abrem espaço para Defensoria Pública divulgar ações e comemorar dia
Para celebrar o Dia do Defensor Público, que será comemorado nesta quinta-feira, 19 de maio, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Paraná – Adepar, Thaísa Oliveira, participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (18) apresentando as ações e falando um pouco do trabalho feito nestes quase três anos de criação da instituição no Paraná. Disse que ainda há muito o que avançar, mas comemorou algumas das conquistas da categoria, como o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer a legitimidade dos defensores públicos para ajuizar ações coletivas, o que tinha sido contestado pela Associação Nacional de Promotores do Ministério Público.
(Sonora)
Atualmente são 109 defensores públicos atuando em 25 comarcas do Paraná. Entre as reinvindicações dos profissionais, estão a realização de mais concursos para que novos defensores sejam nomeados e que possam atuar em mais comarcas, além da equiparação salarial da Defensoria com o Ministério Público e com o Tribunal de Justiça.
Thaísa Oliveira também lembrou a importância de divulgar as ações da instituição para a Assembleia.
(Sonora)
Neste dia 19, os defensores públicos pretendem promover, na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, um grande mutirão para orientação jurídica gratuita à população em várias áreas, como direito de família, execução penal e infância e juventude. Além, é claro, de divulgar a campanha nacional dos defensores públicos que acaba de ser lançada com o tema: “Acesso à Saúde: Garantir o seu direito é nosso maior feito”.
O papel da defensoria pública é prestar assistência jurídica gratuita e integral para quem não pode pagar um advogado.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Comissão de Obras Públicas aprova projeto que altera lei que regula o manejo de vegetação nos arredores de torres de transmissão
Mudanças visam aprimorar a legislação e dirimir dúvidas de proprietários rurais e distribuidoras de ener-gia.
Leia maisAssembleia Legislativa aprova incentivo à Economia Azul para impulsionar o litoral paranaense
Projeto busca estimular desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e foi um dos itens votados nas sessões desta terça-feira (2).
Leia maisCCJ confirma parecer do Conselho de Ética pela perda de mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Cabe agora ao Conselho de Ética elaborar um Projeto de Resolução, a ser enviado à Mesa Executiva para inclusão em pauta e votação final pelos deputados em Plenário; votos contrários do deputado Arilson Chiorato (PT) e da deputada Ana Júlia (PT) foram rejeitados pelo colegiado.
Leia mais