Deputados aprovam projeto para agilizar divulgação de informações sobre desaparecidos

07/02/2017 17h27 | por Kharina Guimarães
((Descrição do áudio))

A proteção de crianças e adolescentes foi um dos temas discutidos em plenário pelos deputados estaduais na sessão desta terça-feira (07). Na pauta de votação estava o projeto de lei do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que institui o chamado “Alerta Amber” no Paraná. O dispositivo facilita a divulgação de informações sobre os casos de crianças e adolescentes desaparecidos no estado.

De acordo com a proposta, assim que a polícia for notificada sobre o desaparecimento de uma criança ou de um adolescente, um alerta será emitido para todas as emissoras de rádio, televisão e sites para que façam a divulgação de informações, como nome do desaparecido, fotografia, local do desaparecimento e características dos suspeitos. O deputado Pastor Edson Praczyk explica que o método é utilizado em países como os Estados Unidos e o Canadá com sucesso.

Sonora

Esse tipo de alerta foi criado em 1996, no Texas, Estados Unidos. Na época, a polícia teve dificuldades em divulgar informações sobre o caso de uma menina sequestrada. Um vizinho da criança testemunhou a ação do sequestrador e tinha todos os detalhes sobre o veículo usado no crime. No entanto, sem conseguir espalhar as informações na comunidade pouco pode ser feito.

O autor do projeto lembra que o Paraná tem um histórico de casos de crianças desaparecidas sem solução e que a tecnologia pode auxiliar as investigações.

Sonora

O projeto foi aprovado em primeiro turno e ainda precisa passar por novas votações em plenário. Quem tiver informações que podem colaborar para localizar crianças e adolescentes desaparecidos pode fazer uma denúncia anônima pelo telefone 181.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.