Deputados aprovam projeto que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao presidente da ACP

08/11/2022 15h06 | por Assessoria parlamentar
Deputados aprovam projeto que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao presidente da ACP, Camilo Turmina.

Deputados aprovam projeto que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao presidente da ACP, Camilo Turmina.Créditos: ACP

Deputados aprovam projeto que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao presidente da ACP, Camilo Turmina.

Os deputados aprovaram, na sessão desta terça-feira (08) na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 338/2022, que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao empresário Camilo Turmina, presidente da gestão 2020-2022 da Associação Comercial do Paraná (ACP), instituição que conta atualmente com mais de 30 mil associados.

Com a dispensa da votação da redação final, a proposta segue para sanção ou veto do Poder Executivo.

Na justificativa da proposição o deputado Luiz Fernando Guerra (União), autor da proposta, destaca a origem humilde e a trajetória empreendedora e de sucesso do empresário do ramo de joalherias, natural de Videira (SC), que a partir do Oeste paranaense notabilizou-se e tornou-se reconhecido em todo o Estado.

Camilo Turmina foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Curitiba, vice-presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Paraná, presidente da ARJEP (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Paraná), presidente do Rotary Club Curitiba Leste, foi Conselheiro e Grande Secretário do Grande Oriente do Brasil – seção Paraná e Venerável da Loja Concórdia 0368, foi coordenador da Câmara Setorial dos Joalheiros e Relojoeiros da Associação Comercial do Paraná, e vice-presidente da Associação Comercial do Paraná por 13 anos, coordenador do Conselho do Comércio Vivo da instituição. Exerce o segundo mandato como presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Adornos e Acessórios, de Objetos de Artes, de Louças Finas e de Material Ótico, Fotográfico e Cinematográfico de Curitiba e Região Metropolitana. Economista e especialista em marketing, Camilo Turmina iniciou em 2020 sua gestão como presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) no período que se encerrará no final de 2022.

Dentre as propostas implantadas na sua gestão à frente da ACP destacam-se a aproximação com o associado; criação e ampliação de ferramentas para ajudar os associados a venderem mais e melhor e ampliação do número de associados.

Desde que chegou de Marechal Cândido Rondon, foi líder dos rondonenses que vêm a Curitiba. No início, criou uma república com 15 amigos e desde então orientou estudantes que vêm da cidade da sua juventude para estudar na capital paranaense. Atualmente, tem se preocupado em dar conselhos a empreendedores que buscam melhores opções profissionais, baseado em suas experiências. No campo social, o homenageado mantém um instituto que promove ações de filantropia e solidariedade.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação