Deputados aprovaram oito projetos de lei na sessão plenária desta segunda-feira (6)
Os deputados aprovaram na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (6) oito projetos de lei. Entre eles está o de nº 267/15, do deputado Wilmar Reichembach (PSC), que passou em primeira discussão, propondo a implantação de centros de zoonoses nos municípios-sede das Regionais de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
Segundo Reichembach, o objetivo é controlar o número de cães e gatos nas cidades, proteger animais domésticos que sofrem maus tratos e também inibir a disseminação de pragas e doenças que envolvem essas populações e podem atingir humanos. Na justificativa da proposta o deputado argumenta que, além de contribuir nos cuidados com a saúde das pessoas, o centro de zoonoses atenderá animais domésticos abandonados e que sofrem maus tratos. “Os animais que vivem nas ruas não recebem cuidados veterinários e geram consequências para a comunidade, seja pela disseminação de pragas e outras doenças ou pela ocorrência de inúmeros acidentes,” acrescenta. Entre as doenças passíveis de alastramento ele cita, como as mais comuns, a sarna, as micoses e as verminoses.
Defesa Civil – Duas outras proposições também foram aprovadas em primeira discussão: o projeto de lei nº 259/15, do deputado Fernando Scanavaca (PDT), tratando da publicação na íntegra dos editais de licitação, concorrência, tomada de preços, concurso e leilão da administração pública estadual; bem como o projeto de lei nº 400/15, do deputado Paulo Litro (PSDB), concedendo o título de utilidade pública à APAE de Flor da Serra do Sul, com sede no mesmo município.
Entre as propostas que passaram em segundo turno está o projeto de lei nº 327/15, do Poder Executivo, que institui a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC); o projeto de lei nº 65/15, do deputado Tercílio Turini (PPS), que institui no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa do Churrasco no Espeto de Bambu, realizada anualmente no mês de abril; e o projeto de nº 174/15, do deputado Nereu Moura (PMDB), que dá nova redação à letra “C” do art. 2º da Lei nº 14.850/2005, autorizando a doação de imóvel ao município de Catanduvas,
Em terceira discussão os deputados aprovaram o projeto de lei nº 231/15, do deputado Artagão Júnior (PMDB), declarando de utilidade pública a Associação Esperança, com sede e foro no município de Guarapuava; enquanto o projeto de nº 225/15, do deputado Elio Rusch (DEM), declarando de utilidade pública a Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI), de Almirante Tamandaré, passou em redação final.
Notícias Relacionadas
Assembleia sedia cerimônia de premiação do Selo Paraná
O evento é promovido pela Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa/PR) e acontece quarta-feira (22), às 14 horas, no Plenário da Casa.
Leia mais
Deputados destacam ações de cidadania e aproximação com a população na Assembleia Itinerante na ExpoLondrina
Programação reúne estudante s e comunidade em atividades educativas sobre o Legislativo e o processo de elaboração das leis
Leia mais
Audiência pública debateu saúde mental dos profissionais da segurança pública no Paraná
Evento foi proposto pelo deputado Tito Barichello (União) e ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais
Assembleia Legislativa do Paraná sedia evento sobre Selo ABNT de boas práticas no combate à violência contra as mulheres
Leia mais