Deputados conhecem proposta de mudanças no sistema previdenciário antes da votação em plenário

18/03/2015 19h22 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
  Depois de abrir a reunião promovida na mnahã desta quarta-feira  pelo líder do governo na Assembleia, Luiz Cláudio Romanelli e técnicos da paraná previdência, com os parlamentares, onde foi apresentada de forma preliminar, a proposta que pretende buscar soluções para a previdência dos servidores públicos do Paraná, o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano destacou a importância de se discutir a proposta antes que ela seja votada.

(sonora)

Luiz Cláudio Romanelli agradeceu a presença  de 36 dos 54 parlamentares  na  reunião. Para ele, a discussão precisa acontecer, porque ela é técnica e não política, afinal,  envolve o futuro dos servidores do estado.

De acordo com o líder do governo,  o novo projeto traz, por exemplo, uma maneira de tentar  manter o equilíbrio do fundo de previdência Paranaprevidência,  que não será extinto e ainda garantir, ao mesmo tempo, o pagamento dos mais de cem mil aposentados e pensionistas do estado.

(sonora))

O deputado Adelino Ribeiro elogiou a iniciativa do governo e do líder em explicar a proposta aos parlamentares antes da votação de um tema tão complexo.

(sonora)

Segundo Romanelli, o projeto, que só deve voltar ao plenário no fim de março, vai ser discutido ainda com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, integrado por OAB,  federações patronais e diversos outros órgãos representativos, como as centrais sindicais. Além  de também ser levado ao conhecimento  do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Romanelli informou que a explicação vai além do projeto. Os técnicos vão apresentar dados da situação financeira do governo e as perspectivas para 2015 e para os próximos anos. As reuniões acontecem nesta quinta-feira de manhã e à tarde. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.