Deputados de Oposição pedem ao Ministério Público investigação de irregularidades na avaliação Atividade Paraná

09/06/2021 16h15 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Professor Lemos (PT), líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Professor Lemos (PT), líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Professor Lemos (PT), líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Requião Filho (MDB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Requião Filho (MDB).

Os deputados de Oposição apresentaram, na tarde desta quarta-feira (9), representação ao Ministério Público Estadual (MP-PR) solicitando que sejam apuradas, com urgência, as denúncias de irregularidades relacionadas à aplicação da Atividade Paraná Diagnóstica, que substitui a Prova Paraná, avaliação realizada hoje (09) pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas durante a pandemia do coronavírus.

Entre os problemas apontados pelos deputados está a dificuldade dos estudantes para acessar o site da prova, que ficou indisponível durante toda a manhã em razão da grande quantidade de acessos simultâneos, fato que impediu muitos alunos de realizar o teste; e o mais grave, as provas aplicadas no Paraná são idênticas aos exames aplicados em março em Minas Gerais, de forma que os gabaritos estavam disponíveis na internet desde o início do teste. Com isso, os gabaritos foram amplamente compartilhados nas redes sociais e estavam disponíveis aos estudantes durante toda a realização da avaliação.

Os parlamentares solicitaram também, no Pedido de Providências, que o MP-PR apure as circunstâncias da contratação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) - CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação), pelo valor de R$ 13,4 milhões com dispensa de licitação, para aplicar a prova aos estudantes paranaenses pela Seed.

“A Prova Paraná é, na verdade, um grande fiasco promovido pelo secretário de Educação do Estado na rede pública de ensino, um verdadeiro absurdo, um desrespeito com a comunidade escolar. Desrespeito com os estudantes, seus familiares, com os professores e funcionários de escolas, com a sociedade paranaense. Estamos entrando com uma representação no Ministério Público solicitando providências urgentes para responsabilizar quem causou este grande fiasco, contra o interesse público, com dinheiro público sendo gasto indevidamente”, cobrou o deputado Professor Lemos (PT), líder da Oposição na Assembleia.

O deputado  Requião Filho (MDB) alertou para a gravidade da similaridade das provas realizadas no Paraná e Minas Gerais. "O Governo do Paraná precisa explicar o motivo da similaridade das provas do Paraná e Minas, se for comprovada a cópia é um fato grave".

Assinaram o Pedido de Providencias os deputados Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Professor Lemos (PT), Requião Filho (MDB) e Tadeu Veneri (PT).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação