Deputados defendem políticas públicas para incentivar uso da energia solar

16/11/2015 12h07 | por Eduardo Santana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputados federais que integram a bancada paranaense na Câmara Federal e deputados estaduais vão unir forças para implantar no Paraná políticas públicas de incentivo ao uso de energia solar fotovoltaica. O anúncio foi feito durante uma mesa redonda ocorrida na manhã desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa, para debater o tema. O encontro foi proposto pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, com apoios do deputado federal Evandro Rogério Roman (PSD-PR) e do deputado estadual Chico Brasileiro (PSD).

“Nós temos principalmente no interior do Paraná uma incidência de sol muito grande. Então, o Paraná é um dos estados que está aderindo ao bloco de estados da União que tem uma política clara em relação à geração e à utilização de energia solar fotovoltaica. Vamos trabalhar para oferecer linhas de crédito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BREE), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e com todos os bancos que estiverem dispostos. Queremos incentivar e alertar o cidadão de que esse investimento vai trazer a longo prazo sustentabilidade  na geração de energia limpa”, ressaltou Roman.

Potencial – Para o deputado Chico Brasileiro, a energia solar pode auxiliar principalmente produtores rurais e pequenos empreendimentos de todo o estado. “O Governo do Estado pode contribuir com isso tanto na isenção do ICMS, quanto também no estímulo de crédito para esse tipo de investimento. O Paraná tem um grande potencial e temos um momento adequado para fazer esse tipo de investimento, já que o mundo todo se volta para o debate das energias renováveis”, disse.

Também participaram da reunião os deputados Wilmar Reichembach (PSC) e Leonaldo Paranhos (PSC); o secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Eduardo Sciarra (PSD); o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Moacir Carlos Bertol; o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia; e representantes do BRDE, Copel e Cohapar.