Deputados destacam investimento de R$ 300 milhões de indústria em Ibiporã

20/10/2020 16h22 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

A empresa Gelprime, do Grupo Vancouros, produzirá colágeno e gelatina para as indústrias farmacêutica e alimentícia.Créditos: Rodrigo Felix Leal/AEN

Ibiporã vai receber investimento de R$ 300 milhões num complexo industrial da empresa Gelprime, do Grupo Vancouros, que produzirá colágeno e gelatina para as indústrias farmacêutica e alimentícia. A previsão é de geração de 350 empregos diretos, com apoio do Governo do Estado num programa de tratamento tributário diferenciado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da empresa, Edson Vanzella Pereira de Souza, anunciaram o empreendimento na manhã desta terça-feira (20) no Palácio Iguaçu.

Na primeira etapa, a Gelprime investirá R$ 186,8 milhões para produzir gelatina, fase que deve criar 150 empregos diretos. O barracão começou a ser construído em abril deste ano, com previsão de inauguração para novembro de 2021. Na sequência a empresa construirá a fábrica de colágeno. A estratégia é aproveitar subprodutos de couro bovino, como raspas, aparas e recortes.

“É mais uma grande ação para o fortalecimento da economia do Norte do Paraná, especialmente a Região Metropolitana de Londrina. A instalação dessa nova empresa em Ibiporã é um bom indicativo: nossa região está recuperando o poder de atrair indústrias e produzir riquezas para a população e todo o Paraná”, destacou o deputado estadual Tercilio Turini (CDN), que participou da solenidade em Curitiba.

Ele lembrou que, na semana passada, o governador Ratinho Junior liberou cerca de R$ 24 milhões para obras de infraestrutura na futura Cidade Industrial de Londrina. “São iniciativas que demonstram uma nova postura de governo, de prestigiar todas as regiões do Paraná. Ibiporã e Londrina são conurbadas. Investimento em qualquer um dos municípios traz benefícios para os dois, gerando empregos e movimentando a economia. Agradeço ao governador e parabenizo prefeitura e empresa pelo empreendimento”, disse o deputado.

“Esse complexo precisava ficar próximo de uma bacia grande, por isso a escolha por Ibiporã por conta da bacia do Rio Tibagi. O Paraná disputou esse investimento com São Paulo, mas devido trabalho do governador Ratinho Junior foi possível fazer com que o complexo seja instalado em nosso Estado gerando 350 empregos diretos, além de outros indiretos ligados à logística e insumos”, explicou o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), também presente ao evento.

O governador Ratinho Junior destacou que “o objetivo é ampliar os investimentos no Estado de maneira estratégica. A região Norte tem crescido muito. Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Arapongas têm uma grande estrutura para atender as necessidades dos investidores. Queremos apoiar esse crescimento levando mais infraestrutura e desenvolvimento social”.

O grupo Vancouros é tradicional no ramo de curtimento de couros no País. Companhia de origem paranaense, emprega atualmente 1,4 mil pessoas no estado, com previsão de alcançar 2,1 mil com os 350 empregos desse novo complexo e as 400 contratações na planta de manuseio do couro para revestimento de bancos de automóveis, móveis e calçados em Rolândia.

“Queremos trabalhar com couro de frigorífico até a ponta final, tornando a cadeia toda sustentável. São várias utilidades, de revestimentos de bancos de automóveis a componentes de lubrificantes de brocas para perfuração de poços de petróleo. Tem ainda a proteína. Nossa estratégia é migrar parte da produção para esse foco e atender um mercado que cresce vertiginosamente”, afirmou Edson Vanzella.

Entre as prioridades da empresa está a de atender o mercado de gelatinas para remédios/comprimidos, o que facilita a digestão, e a venda para gigantes da alimentação, como a Nestlé Kraft, Heinz e Pepsico. A Gelprime está se instalando em Ibiporã num terreno de 21 alqueires no bairro Taquara do Reino, na PR-090. O deputado Evandro Araújo também participou da solenidade no Palácio Iguaçu.