Deputados destacam lançamento de edital do Terminal Metropolitano de Londrina
Obra de R$ 43,8 milhões prevê integração entre transporte urbano e intermunicipal e deve beneficiar cerca de 40 mil passageiros por dia.
O lançamento do edital de licitação para a construção do Terminal Metropolitano de Londrina foi destacado pelos deputados estaduais Cobra Repórter (PSD) e Tercilio Turini (MDB) como um passo importante para a mobilidade regional. A publicação foi feita pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (21), por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), com investimento previsto de R$ 43,8 milhões e prazo de execução de 22 meses após a assinatura da ordem de serviço.
O novo terminal será construído em frente ao atual Terminal Urbano, com passarela elevada ligando os dois equipamentos, e deverá atender cerca de 40 mil passageiros por dia, provenientes de cidades como Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira.
Cobra Repórter afirmou que a construção do terminal atende a uma demanda antiga da população. “Trabalhei para que o projeto avançasse e participei das reuniões que discutiram a viabilidade da obra. Agora, o edital publicado é um sinal concreto de que o compromisso com a mobilidade está sendo cumprido”, disse. Para ele, o novo espaço trará mais funcionalidade à estrutura de transporte coletivo da região. “Estamos falando de um terminal interligado ao sistema urbano de Londrina, com condições adequadas para quem depende do ônibus diariamente.”
Tercilio Turini lembrou que a proposta é debatida há mais de uma década. “Desde meu primeiro mandato, em 2013, acompanho as discussões sobre a importância desse terminal para a integração regional. Ver o edital publicado é uma sinalização positiva do Governo com o transporte público”, afirmou. Segundo ele, a obra pode representar um novo modelo de deslocamento. “A ideia é que os passageiros possam fazer a conexão entre as linhas intermunicipais e urbanas com uma única passagem, facilitando o trajeto de quem vem a Londrina para estudar, trabalhar ou acessar serviços.”
"Hoje vivemos um momento histórico para Londrina e toda a região Norte com o lançamento do edital para a construção do novo Terminal Metropolitano. Um investimento de mais de R$ 43 milhões que representa muito mais do que infraestrutura: representa inclusão social, mobilidade e dignidade para milhares de pessoas", disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD). O terminal, explica Romanelli, vai melhorar a mobilidade e a integração de Londrina com as cidades metropolitanas. "Vai atender 40 mil moradores de Londrina e região que movimentam aquele terminal diariamente".
A estrutura prevista inclui áreas de embarque e desembarque, bicicletário, espaços comerciais e sistema de geração de energia por placas fotovoltaicas. A abertura das propostas está marcada para o dia 15 de outubro.
Também participaram do lançamento do edital os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Alexandre Curi (PSD), Jairo Tamura (PL) e Cloara Pinheiro (PSD).
Notícias Relacionadas
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais
Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca excelência das universidades estaduais em posse da nova reitora da UEL
Parlamentar representou a Assembleia Legislativa na solenidade que empossou Andrea Simão e afirmou que o Legislativo está à disposição para fortalecer a instituição.
Leia mais
Projeto de lei visa reconhecer a Expo Japão como manifestação cultural de relevante interesse turístico do Paraná
Proposta foi apresentada na Casa pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia mais