Deputados do Grão-Ducado de Luxemburgo visitam a Assembleia Legislativa do Paraná Por solicitação da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX), parlamentares luxemburgueses visitam a Assembleia nos dias 08 e 23 de agosto.

08/08/2023 18h38 | por Antônio Dilay
(Esq. p/ dir.) O parlamentar luxemburguês Frank Engel ao lado da 3ª vice-presidente da Assembleia, deputada Cristina Silvestri (PSDB), e o 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD).

(Esq. p/ dir.) O parlamentar luxemburguês Frank Engel ao lado da 3ª vice-presidente da Assembleia, deputada Cristina Silvestri (PSDB), e o 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

(Esq. p/ dir.) O parlamentar luxemburguês Frank Engel ao lado da 3ª vice-presidente da Assembleia, deputada Cristina Silvestri (PSDB), e o 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD).

A Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX) recepciona deputados luxemburgueses na Assembleia Legislativa do Paraná, nos dias 08 e 23 de agosto. O objetivo é apresentar os trabalhos desenvolvidos pela instituição, aproximar a comunidade luxemburguesa do Paraná e principalmente estreitar as relações políticas entre os países, não somente por parte do Grão-Ducado de Luxemburgo, mas em especial o Parlamento Europeu.

Neste 08 de agosto, o deputado Frank Engel, presidente e fundador do Partido Fokus, visitou a Assembleia, sendo recebido pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela terceira vice-presidente, deputada Cristina Silvestri (PSDB), ambos parlamentares paranaenses que detém a cidadania luxemburguesa.

Após a recepção na sala da primeira secretaria da Casa, procedeu-se uma visita guiada à Assembleia Legislativa e foi realizada reunião no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio para uma breve apresentação a convidados e autoridades locais sobre o impacto da comunidade luxemburguesa do Paraná nas eleições europeias. No dia 23 de agosto a Assembleia recebe a deputada Isabel Wiseler do Partido Popular Social Cristão (CSV) e o sr. Claude Wiseler, ex-Ministro do Desenvolvimento Sustentável e Infraestrutura de Luxemburgo, atualmente membro do Parlamento Luxemburguês pelo (CSV).

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi agradeceu a visita da comitiva de Luxemburgo afirmou que “ são famílias tradicionais paranaense que vieram de Luxemburgo e se assentaram principalmente na região de Rio Negro e União da Vitória. É uma honra poder colaborar nesta parceria entre Luxemburgo e o Brasil. A visita é fundamental para avançarmos em diversos aspectos. Estamos estudando a possibilidade de se fazer uma praça no município de Rio Negro em homenagem a estes imigrantes e assim marcar de forma definitiva a participação de Luxemburgo na formação do Paraná”.

A deputada Cristina Silvestri (PSDB) disse que “é uma grande satisfação receber a visita do deputado Frank aqui conosco e estamos conversando para fazer esta aproximação com cidades coirmãs, elaborar convênios enfim, aproximar as comunidades no Brasil e em Luxemburgo”. 

O deputado europeu Frank Engel comentou que “está sendo construído um intercâmbio futuro entre os dois países com muitos descendentes de imigrantes descobrindo que também podem ser cidadãos luxemburgueses. Nosso trabalho é de integrar a população luxemburguesa em todos os países para que saibam que existe um satélite europeu em Luxemburgo para todos estes países”.

O Grão-Ducado de Luxemburgo

Depois de uma história bastante turbulenta no decorrer de sucessões e outros conflitos na Europa, o Luxemburgo obteve a sua independência em 1839. Hoje o país é governado por uma Monarquia Constitucional, chefiada por um Grão-Duque. É o único Grão-Ducado do mundo.

Luxemburgo é um dos seis membros fundadores da União Europeia. A cidade de Luxemburgo é o lar da sede de várias instituições e organismos europeus como: Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, o Banco Europeu de Investimento, o Fundo Europeu de Investimento e vários serviços da Comissão Europeia.

Do ponto de vista político, Luxemburgo é uma democracia representativa, sob a forma de uma monarquia constitucional. Sua Alteza Real, o Grão-duque Henrique sucedeu ao seu pai, o grão-duque João, em outubro de 2000. Desde então, ocupa o trono com a sua esposa, Sua Alteza Real, a Grã-duquesa Maria-Teresa, originária de Cuba.

A história da imigração dos luxemburgueses para o Brasil se entrelaça com a imigração alemã, principalmente da população proveniente da Renânia-Palatinado e do Sarre. Esse entrelaçamento deve-se não apenas à proximidade linguística e cultural entre os dois grupos, mas principalmente em virtude de sua localização geográfica. A maioria dos imigrantes luxemburgueses e alemães era originária das áreas mais ao norte e, no período entre 1828 e 1840, aproximadamente 2.500 pessoas migraram para o Brasil, conforme revelado por uma pesquisa conduzida pelo historiador Claude Wey.

A primeira onda ocorreu entre 1824 e 1828, como resultado de uma política estatal brasileira para atrair imigrantes europeus para o sul do país. Durante esse período, foi fundada nos Estado do Paraná a Colônia de Rio Negro, que na época fazia parte da província de São Paulo.

Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX)

É uma associação que busca integrar os cidadãos Luxemburgueses no Brasil aos aspectos linguísticos e culturais do Grão-Ducado de Luxemburgo, oferecendo noções de cidadania, direitos e deveres. Também incentivamos associados a conhecer na plenitude as regras sociais relacionadas ao trabalho, educação e vivência em Luxemburgo.

Alguns dos objetivos da ACLUX é o de integrar os cidadãos Luxemburgueses, promover intercâmbios, viagens, ciclos de estudos, de educação continuada e de profissionalização entre cidadãos residentes no Brasil e no Grão-Ducado do Luxemburgo, congregar a sociedade Luxemburguesa no Brasil e a influenciar o processo de implementação das políticas públicas relacionadas ao residentes fora do Grão-Ducado do Luxemburgo, cooperar com as instituições representativas do Grão-Ducado do Luxemburgo no Brasil, prestando apoio quando solicitado, preservar a cultura, a tradição e a história do Grão-Ducado de Luxemburgo, apoiar os associados que desejam iniciar um novo negócio no Grão-Ducado de Luxemburgo, estimulando a inovação e o empreendedorismo e divulgar oportunidades de investimentos no Grão-Ducado de Luxemburgo e no Brasil.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação