Deputados estreiam na tribuna e reafirmam compromissos Segurança pública e saúde foram temas destacadas nas manifestações dos parlamentares que exercem o primeiro mandato, durante a sessão desta terça-feira.

05/02/2019 17h55 | por Vanderlei Rebelo
Deputada Mabel Canto (PSC).

Deputada Mabel Canto (PSC).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputada Mabel Canto (PSC).

Deputado Soldado Fruet (PROS).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Soldado Fruet (PROS).

Deputado Galo (PODE).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Galo (PODE).

Deputado Homero Marchese (PROS).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Homero Marchese (PROS).

Deputado Delegado Jacovós (PR).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Delegado Jacovós (PR).

Deputado Michele Caputo (PSDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Michele Caputo (PSDB).

Deputado Arilson Chiorato (PT).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Arilson Chiorato (PT).

Deputados de primeiro mandato fizeram sua estreia na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na sessão desta terça-feira (5). A segurança pública foi o tema predominante nestes pronunciamentos, mas também houve manifestações sobre saúde, redução do ICMS, pedágio e a reforma da Previdência. 

Primeiro a usar a tribuna, o deputado Soldado Fruet (PROS) anunciou que apresentou requerimento ao governo estadual propondo uma redução temporária do ICMS sobre a energia elétrica entre os meses de novembro e fevereiro, sob a alegação de que o uso constante de aparelhos de ar condicionado, provocado pelas altas temperaturas, elevou as contas de luz da população. Ele disse que em Foz do Iguaçu, seu reduto eleitoral, a temperatura média histórica de 32 graus no verão saltou para 36 graus neste ano, o que tornou o uso de ar condicionado não mais um luxo, mas uma necessidade para garantia da saúde das famílias. 
Confiança – O deputado Galo (PODE) defendeu novas medidas para garantir a segurança pública no Porto de Paranaguá, que tem importância estratégica para o desenvolvimento econômico paranaense, como principal corredor de exportações do Estado. "Será verdade que a cocaína está entrando pelo Porto de Paranaguá, nas nossas barbas?", indagou o deputado Galo. Ele disse confiar que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) tomará as providências necessárias para garantir a segurança do terminal portuário.

O deputado Homero Marchese (PROS) defendeu a aprovação das reformas da Previdência, tributária e política como indispensáveis para a retomada do crescimento econômico nacional. "Vamos fazer valer direitos iguais para todos, sem privilégios", afirmou Marchese. "A lei precisa ser cumprida, doa a quem doer, e as pessoas precisam responder por seus atos", acrescentou, enfatizando que "uma ideologia nefasta prevaleceu no País nos últimos anos, relativizando tudo". 

Transparência – A deputada Mabel Canto (PSC) anunciou que está pedindo esclarecimentos à Paraná Previdência sobre informações que não constam do Portal da Transparência da instituição. Primeira mulher eleita deputada pela região dos Campos Gerais, Mabel disse ser essencial que o Portal inclua todas as informações necessárias a uma bem fundamentada avaliação da situação financeira e atuarial do sistema estadual de previdência do Paraná. 

O deputado Delegado Jacovós (PR) defendeu o projeto anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que altera dispositivos do Código Penal, do Código Eleitoral e da Lei de Execução Penal. Jacovós defendeu pontos específicos do projeto, como o artigo que amplia os prazos de prescrição penal. 

O deputado Michele Caputo (PSDB) fez um rápido balanço de sua gestão como secretário estadual de Saúde ao longo de quase oito anos, entre 2011 e 2018. Neste período, foram reduzidos os índices de mortalidade materno-infantil do Paraná e o governo ampliou os investimentos na instalação e ampliação de unidades de saúde, compra de equipamentos e a capacitação de servidores do setor, segundo afirmou Caputo.

Por fim, em aparte ao deputado Professor Lemos (PT), o deputado Arilson Chiorato (PT) disse que pedirá apoio a seus pares para a criação, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar das Obras e Contratos do Pedágio. O objetivo é ampliar o debate sobre os contratos do pedágio, que estão sob investigação da Justiça. 





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação