Deputados Paranaenses Já Analisaram 191 Vetos

14/03/2011 19h48 | por Nádia Fontana
Os deputados paranaenses votaram – e mantiveram – na sessão plenária desta segunda-feira (14) um total de 24 vetos apostos pelos ex-governadores Roberto Requião e Orlando Pessuti a projetos de lei aprovados pelo Legislativo nos anos de 2009 e 2010. Com a realização dessa sessão, os parlamentares concluíram a análise de 191 vetos que aguardavam tramitação na Assembleia Legislativa, limpando a pauta da Casa de Leis.
“Foi um grande esforço para cumprir com a legislação que estabelece a obrigação do Legislativo de analisar os vetos apostos pelo Executivo, o que poderia trancar a pauta de votação”, destacou o presidente Valdir Rossoni (PSDB). Atendendo reiterados apelos do líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), nenhum dos vetos foi derrubado. “Estamos iniciando um novo Governo com um programa baseado em debates e reivindicações da sociedade para construir um novo Paraná. Não podemos assumir responsabilidades com projetos que foram debatidos ainda pelo antigo governo”, insistiu o parlamentar.
Na sessão desta segunda-feira, os deputados atenderam ao pedido do deputado Professor Lemos (PT) que pediu o adiamento, por dez sessões, da apreciação do veto ao projeto de lei nº 301/09. Esse projeto – de autoria de Lemos – dispõe sobre a reserva de vagas a afro-descendentes em concursos públicos.
Pauta - Na sessão plenária desta terça-feira (15), os deputados apreciarão somente três projetos, conforme a Ordem do Dia – a pauta dos debates do Poder Legislativo. A primeira discussão envolve o projeto de lei nº 004/11, de autoria do deputado Plauto Miró (DEM), que institui o ano do centenário da imigração e colonização holandesa nos Campos Gerais e no Estado do Paraná. O segundo projeto (nº 008/11), de autoria do deputado Fernando Scanavaca (PDT), declara de utilidade pública o Clube Feminino de Santa Rita D’Oeste, com sede e foro na cidade de Terra Roxa. Já o terceiro (nº 024/11), assinado pelo deputado Marcelo Rangel (PPS), declara de utilidade pública a Francisclara – Resgate da Criança e da Família, com sede e foro no município de Ponta Grossa.

*Confira todos os vetos analisados durante a sessão plenária deste dia 14 acessando a Ordem do Dia.

Faça o download das fotos da sessão plenária no flickr da AL.