Deputados querem aprofundar diálogo com as universidades estaduais Reitores das instituições estaduais de ensino superior, que atuam hoje em todas as suas regiões, atendendo cerca de 100 mil alunos, participaram de um encontro na ALEP.

03/04/2019 14h50 | por Trajano Budola
A ALEP recebeu nesta quarta-feira os reitores das universidades estaduais.

A ALEP recebeu nesta quarta-feira os reitores das universidades estaduais.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

A ALEP recebeu nesta quarta-feira os reitores das universidades estaduais.

Um encontro, na manhã desta quarta-feira (3), entre os sete reitores das universidades estaduais e os deputados paranaenses, marcou a disposição da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em promover o debate pela ciência, tecnologia e inovação do Paraná. Proposta pelo líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), a troca de experiências e colaborações contou com as presenças do presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB) e do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

“O Poder Legislativo sempre tem como função ser o mediador dos problemas que possam surgir nas estruturas do Estado. Por isso é importante o diálogo e harmonia que está se construindo em encontros como este”, afirmou Traiano. Os reitores foram recebidos, ainda pela manhã, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Para Romanelli, a aproximação é fundamental, sendo estendida ao Legislativo, “por onde passam todos os projetos relativos às universidades. Este canal é institucional e, ao mesmo tempo, qualifica o debate do Parlamento com a rede de ensino superior público”.

Participaram do encontro os deputados: Alexandre Amaro (PRB), Arilson Chiorato (PT); Coronel Lee (PSL); Emerson Bacil (PSL); Evandro Araújo (PSC); Goura (PDT); Soldado Fruet (PROS); Nelson Luersen (PDT); Marcio Pacheco (PDT); e Tercilio Turini (PPS). Representando o Governo do Estado, o superintendente para Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Compareceram os reitores Fátima Aparecida da Cruz Padoan, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Sérgio Carlos de Carvalho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Júlio Cesar Damasceno, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Miguel Sanches Neto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Antonio Carlos Aleixo, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); Osmar Ambrósio de Souza, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); e Paulo Sergio Wolff, da Universidade Estadual do Oeste (UNIOESTE).

Diálogo – O Paraná conta com uma rede de sete instituições estaduais de ensino superior, em todas as suas regiões, atendendo cerca de 100 mil alunos. São 377 cursos graduação, 304 de especialização, 187 mestrados e 83 doutorados. Atuam no sistema 7.685 docentes, além dos 8.847 agentes universitários. De acordo com Hussein Bakri, esta estrutura necessita de atenção constante. “O Governo do estado investe muito em ensino superior, mas ainda há muito que se discutir sobre o uso de suas expertises. Hoje foi apenas o começo de um novo tempo neste debate entre as universidades, o Governo do estado e a Assembleia”, falou.

Segundo Emerson Bacil, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia, audiências públicas com pautas específicas das demandas de cada região serão realizadas em todo Paraná com a participação de cada uma das sete universidades. “Precisamos de diretrizes, alinhar situações que ainda não foram debatidas”, explicou.

De acordo com o superintendente para Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, “busca-se construir uma nova relação das universidades com o Poder Legislativo, valorizando o potencial delas na execução de políticas públicas em todo o estado”, afirmou, destacando a participação dos 32 campi presenciais em municípios paranaenses, mais os polos de educação a distância e projetos financiados.

Para a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, que preside a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), é preciso manter esforços pelo trabalho em rede da estrutura universitária. “Juntas, as universidades poderão contribuir para o planejamento do Governo do estado, focado na inovação tecnológica. As universidades entendem que devem estar à frente deste processo, por isso queremos demonstrar nossos potenciais também aos deputados”, destacou.

Ouça o Podcast relacionado