
Londrina pode receber investimentos significativos em obras com apoio do Governo do Estado, mas é fundamental apresentar os projetos para que os recursos sejam liberados. Esse foi o principal alerta feito pelos deputados estaduais Tercilio Turini, Cobra Repórter, Cloara Pinheiro e Jairo Tamura, durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (19) com lideranças locais na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e representantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da cidade.
“Existe bastante dinheiro disponível, e o momento é favorável. Agora depende de ter os projetos, que devem ser apresentados pela Prefeitura e também podem ser viabilizados pelas entidades e empresários”, destacou Tercilio Turini. Ele lembrou que, no passado, indicações de verbas estaduais e federais acabaram não sendo liberadas por falta de projetos.
Os deputados enfatizaram que parcerias com a iniciativa privada são essenciais. Turini citou como exemplo a construção de terceiras pistas na PR-170, entre Rolândia e Porecatu, financiadas por empresários e protocoladas junto ao governo após articulação conjunta com os deputados Cobra Repórter e Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa. O projeto passará por análise do DER/Paraná antes da liberação de recursos pelo governador Ratinho Junior.
Entre as demandas apresentadas pelas entidades estavam a revitalização do trecho do Calçadão entre as ruas Rio de Janeiro e Minas Gerais, com aterramento da fiação, e a construção de duas pontes sobre o Rio Tibagi, ligando Londrina ao Norte Pioneiro. Turini reforçou que os projetos precisam estar prontos para que o pedido de recursos seja formalizado e também mencionou a possibilidade de parcerias com Copel, Sanepar, operadoras de telecomunicações e a Londrina Iluminação.
“Estamos vivendo um excelente momento em que o governo do estado tem verbas para diversas obras. No entanto, é preciso que o município apresente os projetos. Vamos trabalhar em conjunto para garantir os recursos”, acrescentou Cobra Repórter, destacando a necessidade de reforçar o setor de projetos da Prefeitura, contratar profissionais especializados e criar uma estrutura para captação de recursos em nível estadual, federal e internacional.
Os deputados também debateram questões de viabilidade de algumas obras, como a ponte de Arapongas até Assaí, ressaltando a importância de planejar o tráfego de veículos pesados e proteger áreas de turismo, lazer e propriedades familiares. Por fim, elogiaram a iniciativa da Acil, especialmente de sua presidente Vera Antunes, em reunir parlamentares para discutir prioridades de desenvolvimento para Londrina, além de apresentar um balanço dos principais recursos destinados à cidade ao longo dos mandatos dos deputados presentes.