Deputados universitários aprovam 25 projetos de lei em primeira discussão

09/11/2017 18h31 | por Kharina Guimarães
Podcast
((Descrição do áudio))

O primeiro dia de sessão plenária do Parlamento Universitário 2017 foi de muitos debates, confrontos de ideias e articulações. Entraram em discussão e votação 26 projetos de lei, mas uma das propostas que tratava do Programa Paranaense de Desestatização gerou muita polêmica e acabou rejeitada pela maioria.

Para o deputado universitário, Gabriel Marcondes, o projeto era inconstitucional porque não poderia ter sido proposto por um parlamentar e previa a criação de cargos. Mesmo assim, Marcondes reconheceu a importância de debater o tema.

Sonora

O autor do projeto, deputado universitário Carlos Sviontek, revelou que havia um acordo de líderes para que o projeto pudesse ser debatido em plenário devido à importância do assunto. Sviontek lamentou a estratégia dos colegas que impediu o aprofundamento no tema.

Sonora

Durante a sessão, vários acadêmicos utilizaram a palavra para defender suas propostas. Em apenas cinco projetos não houve consenso na votação e somente um acabou rejeitado com 36 votos contrários. Já a governadora universitária conseguiu voto favorável nos três projetos que encaminhou para o Parlamento Universitário. Para o diretor de Assistência ao Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, Juarez Villela Filho, o trabalho realizado pelos acadêmicos superou as expectativas.

Sonora

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), e o líder do Governo no Legislativo, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) participaram de um bate papo com os universitários e responderam questionamentos. Para Traiano, a participação dos universitários enriquece o Legislativo.

Sonora

Romanelli destacou a iniciativa da Escola do Legislativo e afirmou ter sido surpreendido pelo preparo dos estudantes.

Sonora

Também estiveram no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná o deputado Stephanes Junior (PSB) e o deputado licenciado e secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação