Deputados vão debater a "Saúde da Mulher e as Políticas Públicas"

11/10/2012 11h50 | por Nádia Fontana
Deputada Cantora Mara Lima (PSDB), proponente do debate, que acontece no Plenarinho da Casa

Deputada Cantora Mara Lima (PSDB), proponente do debate, que acontece no Plenarinho da CasaCréditos: Nani Góis/Alep

Deputada Cantora Mara Lima (PSDB), proponente do debate, que acontece no Plenarinho da Casa
“Saúde da Mulher e as Políticas Públicas no Paraná” é o tema do debate que acontece no próximo dia 16 (terça-feira), a partir das 9 horas no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento integra a programação do “Outubro Rosa”, mês dedicado à conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e também de outras doenças que afetam as mulheres.
Estão confirmadas as participações no debate da superintendente de Políticas de Atenção Primária em Saúde, Márcia Cecília Huçulak, da Secretaria Estadual da Saúde; e da psicóloga Ivana Maria de Mello Possiede, da 13ª Vara Criminal do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, que irá abordar a vivência da situação da vítima de violência doméstica.
Desde o início do mês uma iluminação especial, na cor rosa, está envolvendo o prédio do Poder Legislativo, com o objetivo de despertar a atenção para esse movimento. “É importante trabalharmos para desenvolvermos cada vez mais políticas públicas que atendam as mulheres de nosso estado”, afirma a deputada Cantora Mara Lima (PSDB), proponente do debate. A parlamentar é autora Lei nº 16.935/2011, que instituiu o “Outubro Rosa” no Paraná.
Ainda na terça-feira, durante a sessão ordinária, que inicia às 14h30, será lançado pelos Correios no Plenário um selo personalizado comemorativo ao “Outubro Rosa”. O selo vai integrar o acervo filatélico do Paraná, servindo como fonte de pesquisa e registro da campanha pioneira no país. De acordo com o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia, é importante o apoio ao movimento, que acontece em todo o mundo, e estimula a conscientização sobre a adoção de medidas que garantam a saúde da mulher.
Campanhas - A Lei Estadual nº 16.935 determina que todo mês de outubro o Poder Público, em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde da mulher.
O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza internacionalmente a luta contra o câncer de mama. O movimento internacional, embora direcionado a todas as mulheres, foca especialmente àquelas a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia. A iniciativa do “Outubro Rosa” surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como o Arco do Triunfo, na França.
O Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), lançou no país, neste ano, uma campanha de mobilização e de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres. Dados do Governo Federal revelam que câncer de mama é o primeiro tipo que mais afeta a mulher brasileira. Este ano, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação