Descentralização de ações da Cultura é debatida na Assembleia Plano de medidas para o interior do Paraná foi apresentado aos deputados, nesta terça-feira (19), pelo secretário da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José.

19/03/2019 16h00 | por Trajano Budola
A Comissão de Cultura é presidida pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD).

A Comissão de Cultura é presidida pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD). Créditos: Kleyton Presidente/Alep

A Comissão de Cultura é presidida pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD).

A cultura paranaense deve ser descentralizada a partir da Capital para os demais municípios do estado. Foi o que informou na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), na manhã desta terça-feira (19), o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, na reunião de abertura dos trabalhos da Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD).

Na avaliação do secretário há, por exemplo, a possibilidade da realização de exposições itinerantes do acervo público do Museu Oscar Niemayer ou de apresentações da Orquestra Sinfônica e do Ballet do Teatro Guaíra, estruturas que hoje funcionam em Curitiba. “O Governo pretende levar a cultura para o interior do estado, além do incentivo de manifestações regionais em todas as suas formas. A Comissão seguirá esta linha. Pretendemos ver a cultura em todo Paraná e debatê-la em audiências públicas, em reuniões que tragam seus atores para nos auxiliar”, afirmou Recalcatti.

Esta integração, para Hudson José, é fundamental. “As políticas públicas têm um norte na Assembleia Legislativa, com definições de regras e orçamento. Teremos muitos outros encontros com os deputados, estabelecendo agendas pela cultura”, explicou o secretário, que detalhou aos membros da Comissão aspectos relacionados ao orçamento da pasta e revisões na forma como os recursos são destinados.

Recursos – Os deputados Mabel Canto (PSC), Goura (PDT) e Boca Aberta Jr (PROS) apresentaram suas preocupações em relação a área ao secretário Hudson José. Goura pediu a articulação dos membros da Comissão para a garantia de recursos para a cultura e fiscalização da aplicação do que já está previsto em orçamento, um volume de R$ 25 milhões para 2019. Ele pediu ainda atenção ao patrimônio cultural do Estado, especialmente sobre a manutenção e a segurança de museus e teatros.

Mabel Canto e Boca Aberta Jr elogiaram a disposição do Governo do estado em levar a arte aos demais municípios paranaenses e ainda pediram atenção especial da Secretaria para eventos de porte, como o Festival Internacional de Londrina (Filo). Hudson José afirmou também que a pasta tem ações previstas para todas as regiões do Paraná, com apoio das empresas estatais, das leis Rouanet e do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).

Dinamismo – Hudson José falou ainda sobre a junção das Secretarias da Comunicação Social e da Cultura, segundo ele, uma forma de promover as ações culturais com mais dinamismo e otimizar os recursos disponíveis. Ele citou o turismo de diversas regiões como alavanca para alcançar mais público em eventos culturais promovidos ou apoiados pelo estado. E destacou a intenção da Secretaria em receber a classe artística em interações para promoção das expressões artísticas regionais.

Durante a reunião, representantes da Frente Única de Cultura do Paraná (FUC) apresentaram ao secretário e aos parlamentares uma pauta de reivindicações e propostas. Foi discutida ainda a realização de audiências públicas para debater o Fundo Estadual da Cultura (FEC) e a regulamentação do Plano Estadual de Cultura (PEC).