Destaques no enfrentamento da Covid-19, profissionais de saúde são homenageados na Assembleia Proposta pelo deputado Michele Caputo (PSDB), sessão solene comemorou o Dia Estadual de Valorização dos Profissionais de Saúde.

25/04/2022 21h05 | por Thiago Alonso

Sessão solene celebrou o Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Durante o período mais grave de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, profissionais da área da saúde tiveram um destaque especial para conter o avanço da doença. Para homenagear estes trabalhadores que evitaram muitas mortes, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou na noite desta segunda-feira (25), no plenário da Casa, uma sessão solene em alusão ao Dia Estadual de Valorização dos Profissionais de Saúde. Durante a solenidade, 38 profissionais de diferentes áreas médicas receberam um diploma de menção honrosa.

O evento, proposto pelo deputado Michele Caputo (PSDB), é fruto da Lei 20.429/2020, que instituiu o Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde, a ser realizado anualmente em 26 de abril. A data, que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, foi escolhida para marcar a perda da técnica em enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, de Curitiba, primeira profissional de saúde do Paraná morta em decorrência da Covid-19. O óbito ocorreu no dia 26 de abril de 2020.

Valdirene recebeu uma homenagem póstuma, representada na solenidade pela mãe, senhora Jocimara Ferreira Dos Santos. “Eu gostaria que quem estivesse recebendo esta homenagem fosse a minha filha. Ela gostaria de ser reconhecida, pois fazia tudo com muita dedicação. Tinha um trabalho muito profissional. Era muito querida e dedicada. Amava o que fazia. Infelizmente o que aconteceu não era o que queríamos. Agradeço esta homenagem pela Valdirene. Estou aqui recebendo isto por ela”, disse Jocimara, emocionada.

O deputado Michele Caputo lembrou a memória das pessoas que ajudaram a salvar milhares de vidas no Paraná. “Prestamos uma singela homenagem aos profissionais de saúde. Hoje é um dia de valorização desses trabalhadores. Foi no dia 26 de abril de 2020 que tivemos registrado o primeiro óbito de um profissional de saúde, a técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos. Sentimos muito por esta perda. Está claro para todos a importância que os trabalhadores da saúde tiveram. Foram esses que faleceram, adoeceram, que ficaram muito tempo sem o convívio da família. Eles merecem o nosso respeito”, disse o parlamentar. “Não tem ninguém que tenha feito mais durante a pandemia do que o trabalhador anônimo do Sistema de Saúde Pública desse País. Outras pandemias poderão chegar no futuro, mas uma coisa poderemos ter certeza: sempre poderemos contar com a força, empenho e dedicação do povo da saúde. Não temos democracia sem saúde e nem saúde sem democracia”, afirmou.

Representando o Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde do Paraná, a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 08ª Região, Patrícia Rossafa Branco, falou em nome dos homenageados. “É uma grande honra representar estes trabalhadores. Enfrentamos uma verdadeira guerra, onde nossos guerreiros foram muito valentes. Felizmente, estamos vivendo agora um momento muito melhor, em que a saúde começa a retornar para a casa das famílias paranaenses. Não é só uma homenagem, é um momento de celebrarmos a vida e agradecermos esses profissionais que não mediram esforços para fazer o seu melhor trabalho na linha de frente”, disse ela.

O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Nestor Werner Junior, também recebeu a homenagem e lembrou os mais de dois anos de trabalho contra a pandemia do Coronavírus. "É emocionante. Depois de dois anos de trabalho interrupto, ter o reconhecimento da Assembleia é uma satisfação. Poder estar aqui em nome de todos os trabalhadores é uma honra. Hoje, temos bons números no País, mas a pandemia não acabou. Para que possamos representá-los aqui, continuamos o trabalho”, reforçou.

Homenagem

De acordo com Michele Caputo, a Lei 20.429/2020 tem o objetivo de homenagear diversas categorias cuja missão é cuidar das pessoas. Quando apresentou o projeto, o deputado destacou que, em meio a pandemia do novo coronavírus, a importância dos profissionais foi destacada pela comunidade, mas que o reconhecimento deveria ser permanente e não se restringindo apenas a uma profissão.

“A figura do profissional da área da saúde deve sempre ser respeitada e valorizada tanto pela sociedade como pelo Poder Público. A função social que exercem eleva este grupo de pessoas a um grau de responsabilidade incomparável, tendo em vista que lidam diariamente com o nosso bem maior, que é a vida”, lembrou o deputado.

Durante a solenidade na Assembleia, foram homenageados profissionais do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), do SAMU, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, dos Conselhos Regionais de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná, do Conselho Estadual da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros.