Dia da Enfermagem: a ciência do cuidado que não para Nesta sexta-feira (12), se celebra o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, que abre a Semana da Enfermagem, com ações em todo o país.

12/05/2023 13h01 | por Assessoria Parlamentar

A enfermagem tem uma atuação muito especial no trato da saúde, um olhar de acolhimento e atenção, com o devido senso de alerta para a condição de cada um”, diz a deputada Márcia Huçulak.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou a importância da enfermagem para a promoção, prevenção e assistência à saúde, em decorrência do Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado nesta sexta-feira (12). O dia abre a Semana da Enfermagem, que se estende até 20 de maio com ações em todo o país.

“A enfermagem é a ciência do cuidado, exerce uma função primordial na saúde”, afirma. “Os profissionais da área são responsáveis pela maior parte dos cuidados diretos dos pacientes”.

A deputada lembrou a atuação dos profissionais nos quase três anos de pandemia de covid-19, quando atuaram nas diferentes frentes de combate à doença.

“Sem a atuação firme e comprometida desses profissionais não teríamos conseguido atender toda a demanda”, diz ela, ex-secretária municipal de Saúde da capital. “Vale destacar a atuação na maior e mais bem organizada campanha de vacinação que Curitiba já teve, contra covid-19, pela qual foram aplicadas até agora mais de já teve mais 5,4 milhões de doses dos imunizantes”.

O Paraná tem quase 130 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. No Brasil, são 2,8 milhões.

“A enfermagem tem uma atuação muito especial no trato da saúde, um olhar de acolhimento e atenção, com o devido senso de alerta para a condição de cada um”, diz a deputada. “Isso é fundamental para que as pessoas sejam cuidadas e tratadas com efetividade e carinho”.

Funções amplas

Os profissionais de enfermagem atuam em todos os níveis da atenção da saúde – da prevenção de doenças à reabilitação e cuidados paliativos.

Há uma ampla gama de funções desenvolvidas: da administração hospitalar, direção e chefia de serviços até a auditoria de serviços de saúde; da regulação assistencial e enfermagem forense ao ensino e pesquisa. Realizam, ainda, cuidados por teleatendimento, com a realização de triagem e classificação de risco, orientações e encaminhamentos para os vários segmentos da sociedade (como as mulheres que amamentam, os idosos e portadores de condições crônicas). Além disso, atuam no campo do empreendedorismo, com cooperativas de enfermagem que atuam em serviços de saúde pública e em atendimentos privados.

Gestão

Com um trabalho na linha de frente que mantém a operação do sistema de saúde, profissionais de enfermagem galgam cada vez mais espaços nas funções de gestão, tanto públicas quanto das instituições de saúde.

A própria Márcia é um bom exemplo. Enfermeira formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ela atuou na linha de frente, se especializou (na fundação Oswaldo Cruz) e fez mestrado (na Universidade de Londres) em gestão. Passou por diversos cargos na prefeitura de Curitiba e no Estado até assumir a secretaria municipal de Saúde da capital (cargo que ocupou entre 2017 e 2022).

A deputada não está sozinha na representatividade da enfermagem. Outros exemplos – em instâncias federais, estaduais e municipais – são Ethel Maciel  (secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde), Carmen Zanotto (secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina), Ivonéia Furtado (prefeita de Mandaguari), Débora Chemin (secretaria de saúde de São José dos Pinhais), Ana Paula Barros (diretora do Hospital Municipal de São José dos Pinhais), Sara Priscila Carvalho (diretora do Hospital do Estado, de Cascavel), entre outras.

Importância da formação

“Aprendi muito em todos os postos que ocupei. A cada novo desafio, ficava mais clara a importância da formação e do conhecimento técnico, que precisam ser permanentes”, conta Márcia. “Vejo que a profissão caminha cada vez com mais vigor nessa direção”.

“Foi pela enfermagem que canalizei profissionalmente o que considero ser minha vocação: cuidar das pessoas”, conta. “Tenho muito orgulho e satisfação da profissão que abracei”.