Dia do Obreiro Universal é celebrado na Assembleia Legislativa do Paraná Além de homenagear os paranaenses que prestam auxílio espiritual, solenidade comemorou os 46 anos da Igreja Universal do Reino de Deus.

24/08/2023 21h00 | por Thiago Alonso
A solenidade lotou o Plenário da Casa na noite desta quinta-feira (24).

A solenidade lotou o Plenário da Casa na noite desta quinta-feira (24).Créditos: Valdir Amaral/Alep

A solenidade lotou o Plenário da Casa na noite desta quinta-feira (24).

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou, durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (24), homens e mulheres que trabalham voluntariamente pela Igreja Universal do Reino de Deus no evangelismo, aconselhamento e ensino da Palavra de Deus. Proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), a solenidade fez alusão ao Dia do Obreiro Universal, comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de agosto, como previsto na Lei nº 18.117/2014, de autoria do ex-deputado Edson Praczyk.

Durante a cerimônia, também foi comemorado os 46 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, completados no dia 9 de julho. A igreja, que começou no Rio de Janeiro, hoje está presente em mais de 140 países. Curitiba tem o segundo maior templo do Brasil, depois do Templo de Salomão, em São Paulo. São mais de 300 igrejas no Paraná, espalhadas por todo Estado.

De acordo com o deputado Alexandre Amaro, os obreiros recepcionam e oferecem afeto a quem chega à Igreja, além de realizar um trabalho de apoio aos pastores. Todo trabalho é voluntário. “São 46 anos de uma igreja que está em mais de 140 países. Também homenageamos o Dia do Obreiro, essas pessoas que levam a palavra a todos que fazem parte da igreja. A história do obreiro se mistura com a história da igreja, porque a igreja é inaugurada em 1977 e logo são levantados os primeiros obreiros, que são os cooperadores e não remunerados. São pessoas que fazem o seu trabalho dando assistência a quem precisa. Elas delegam o seu tempo, o seu desprendimento e que ajudam no aconselhamento. Então é uma homenagem muito merecida”, afirmou o parlamentar.

O bispo Aroldo Martins recebeu um diploma de menção honrosa da Assembleia Legislativa em nome da Igreja Universal. Segundo Martins, o trabalho dos obreiros é fundamental para a instituição. “O obreiro universal é a alma e a coluna vertebral da igreja. Sem os obreiros, ela não existiria. Nós estamos aqui com um prazer muito grande para esta justa homenagem proposta pelo deputado Alexandre Amaro. É uma celebração merecida porque os obreiros e obreiras demonstram a dedicação e, principalmente, amor ao próximo”, disse.

O pastor Leandro Medeiros elogiou o trabalho destes homens e mulheres voluntários que resgatam vidas diariamente. “Os obreiros tem se empenhado para dar a sua vida pelo próximo. Há muitas pessoas sofrendo, que são vítimas de violência, do vício das drogas. E o papel do obreiro é estar sempre à disposição para ajudar, passando uma palavra de vida e amor, além de ouvir os problemas. Então, o obreiro é fundamental porque é a coluna forte da igreja. Sem os obreiros não existiria a Igreja Universal. Esta homenagem é muito especial, pois é um reconhecimento ao trabalho que eles vêm fazendo no decorrer dos anos”, destacou. O pastor recebeu um título de menção honrosa em nome dos obreiros.

Também participaram do evento os obreiros André e Simone Lima, o tenente-coronel Dalton Gean Perovano, representando o Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, a obreira Meri Martins, representando as mulheres da Igreja, além de obreiros homenageados.

Voluntariado

Os obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus são voluntários que recebem e aconselham as pessoas que buscam uma palavra de conforto. A partir deste primeiro contato, os recém-chegados são encaminhados para um pastor ou um bispo que prossegue o atendimento espiritual.

Os obreiros universais, presentes em mais de 140 países, atendem quem precisa de auxílio em comunidades carentes, hospitais, casas de recuperação e presídios. No Paraná, são mais de quatro mil voluntários que exercem o trabalho de oração, libertação espiritual e ensino da Palavra de Deus. Além da evangelização, eles também auxiliam na elaboração de projetos sociais.

História

A Igreja Universal do Reino de Deus, denominação cristã neopentecostal, foi fundada em 9 de julho de 1977 por Edir Macedo, no Rio de Janeiro. Ela conta com mais de seis mil templos, doze mil pastores e mais de 1,8 milhões fiéis no Brasil, além de seguidores em outros países em que atua. Em Curitiba, a Igreja mantém o Templo Maior, o maior espaço religioso do Estado, com capacidade para cinco mil pessoas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação