Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado na Assembleia Data foi instituída em 1972 pela ONU e é celebrada no mundo inteiro.

05/06/2023 18h29 | por Assessoria Parlamentar
Reichembach é um dos defensores da causa ambiental na Assembleia.

Reichembach é um dos defensores da causa ambiental na Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Reichembach é um dos defensores da causa ambiental na Assembleia.

Um dos temas que mereceu atenção durante a 48ª sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado desde 1972 no dia 05 de junho, data instituída pela ONU. O deputado Reichembach (PSD) trouxe à plenária a preocupação com o assunto e os desafios enfrentados, como o aquecimento global e a produção de lixo, sobretudo de plástico, pneus e eletrônicos.

“A política reversa é uma alternativa fundamental, mas precisamos reciclar mais, ampliar o saneamento, porque isso significa mais saúde e menos poluição especialmente da água”, ponderou Reichembach.

A ausência da conservação de solos também foi citada pelo deputado, que já sugeriu ao secretário de Agricultura Norberto Ortigara sugestões para ampliar a cultura da conservação de solo, sobretudo protegendo nascentes e a mata ciliar. “É um assunto urgente e falta muito ainda para avançarmos como um estado sustentável”, completou o deputado Evandro Araújo (PSD), ao parabenizar o colega Reichembach por trazer à sessão uma pauta tão importante.

Preocupação com a água

A audiência pública sobre a água, realizada em Francisco Beltrão, no dia 1º de junho, recebeu referência na fala do deputado, que reconheceu a iniciativa da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, em parceria com a Casa, como um alerta fundamental para toda a sociedade. “Percebemos que a consciência ambiental está crescendo principalmente entre a juventude e isso nos dá esperança para que esses cuidados e cultura se fortaleçam e tragam melhores resultados. A responsabilidade é de todos”, finalizou Reichembach.