A diretora do Departamento de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (DEPSD/SESP), Rosane Neumann, anunciou na tarde desta segunda-feira (7) a instalação do Centro Regional de Integração Social (CIS) de Curitiba. O anúncio foi feito durante audiência pública para debater políticas sobre drogas, organizada pelo próprio DEPSD/SESP, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso (CRIAI), presidida pelo deputado Leonaldo Paranhos (PSC).
“O foco desses CIS é promover a prevenção ao uso de drogas e oferecer atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. Vamos implantar ações capazes de contribuir para a melhoria da segurança pública e qualidade de vida das pessoas. Estamos abrindo o CIS em Curitiba buscando esses objetivos e, ainda nesse mês de março, vamos implantar o serviço nos municípios de Telêmaco Borba, Londrina e Francisco Beltrão”, explicou Rosane. “Esses se juntam aos CIS de Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel e Maringá, que já foram instalados nos meses de janeiro e fevereiro deste ano”, completou.
Cadastro – Ainda na audiência, Rosane Neumann também lançou chamamento público para a realização de um cadastramento online das comunidades terapêuticas do Paraná. Segundo Rosane, o objetivo da ação é realizar a gestão da informação dessas instituições. “São comunidades que promovem acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas e de outras naturezas, e com essa iniciativa podemos viabilizar o Cadastro Único e a ‘Certificação das Comunidades Terapêuticas’, com base na legislação vigente”, explicou a diretora.
O encontro contou com a participação dos deputados Hussein Bakri (PSC), presidente da Comissão de Educação; Alexandre Guimarães (PSC), coordenador da Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas; e Cristina Silvestri (PPS); e de representantes da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Curitiba e da OAB/PR.