Distrito 4730 do Rotary Internacional é homenageado na Assembleia Legislativa O Rotary é uma associação de clubes de serviços que une voluntários na prestação de serviços humanitárias, promovendo a paz e os valores éticos.

05/06/2018 19h10 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena.
Sessão solene em homenagem ao Distrito 4730 do Rotary Internacional por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).

Sessão solene em homenagem ao Distrito 4730 do Rotary Internacional por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão solene em homenagem ao Distrito 4730 do Rotary Internacional por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).

Sessão solene em homenagem ao Distrito 4730 do Rotary Internacional por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão solene em homenagem ao Distrito 4730 do Rotary Internacional por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).


A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu sessão solene na noite desta terça-feira (5) para, atendendo a uma proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), homenagear o Distrito 4730 do Rotary Internacional – conjunto de clubes de Rotary situados no Sudeste do Paraná, abrangendo nada menos que 30 municípios, entre eles Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa.

Durante a solenidade diversas lideranças do movimento rotariano foram distinguidas com Menções Honrosas pelos relevantes serviços humanitários desenvolvidos, visando a promoção da paz e dos mais elevados valores éticos, entre elas a governadora do Distrito 4730 para o biênio 2017-2018, Sueli de Fátima Karas Inckot, e Andre Martins, representante distrital Rotaract 2017-2018.

De acordo com Sueli Inckot, o Distrito 4730 atua em diversas frentes em prol da população, com projetos como o auxílio na erradicação da poliomielite. “Nosso carro-chefe se dá em uma parceria com setores governamentais para a doações a entidades de combate à doença. Cada dólar arrecadado entre nossos membros é destinado a esta meta”, explicou. “É uma honra muito grande receber este reconhecimento da Assembleia Legislativa do Paraná, ver o trabalho dos voluntários sendo valorizado por tão importante Poder”, afirmou.

A organização – As unidades fundamentais do Rotary são os Rotary Clubs, que são clubes relativamente autônomos, cada um composto por seus associados – os rotarianos. Cada clube possui seu próprio conselho diretor (presidente, secretário, tesoureiro, diretores etc.), com liberdade para realizar seus próprios projetos humanitários, eventos beneficentes e outras ações, podendo atuar individualmente ou em conjunto com outros Rotary Clubs.

Todos os clubes do mundo, aproximadamente 35.100, dos quais 2.400 estão no Brasil, compõem o denominado Rotary Internacional, que os unifica em termos de regras, forma de ação e princípios, formando um grande grupo com mais de 1.200.000 células espalhadas por 220 países e regiões. Isso sem contar com os clubes de jovens (Rotaract e Interact), que somam a este contingente aproximadamente mais 612.000 jovens entre 12 e 30 anos.

Essa associação permite que os clubes possam trabalhar em conjunto, realizando grandes projetos globais, especialmente dentro das 6 áreas de enfoque: paz, prevenção e resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; recursos hídricos e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; desenvolvimento econômico e comunitário. São exemplos de tais projetos a erradicação da poliomielite, livrando o mundo inteiro da doença que chegou a matar mil crianças por dia, ou trabalhar pela paz e integração mundial através de sua abrangência internacional.

O Rotary International tem sede em Chicago e possui um presidente mundial, um secretário-geral e um quadro de diretores e administradores. Como são muitos clubes em todo o mundo, para fins administrativos o Rotary International agrupa esses clubes em 532 subdivisões chamadas “Distritos”, identificados por números (como no caso do Distrito 4730), com cada distrito abrangendo um conjunto de clubes (o Distrito 4730 tem 81 clubes). Cada Distrito é liderado por um gestor, chamado “governador distrital”, que junto com os governadores assistentes e a equipe distrital por ele designados, que assessoram os Rotary Clubs de sua região (Distrito).



 



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação