Dobrandino Cumprimenta Estudante de Foz Por Prêmio Internacional de Literatura

18/03/2008 17h35 | por MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO DOBRANDINO DA SILVA/ Assessoria De Imprensa / 41 3350-4038 - 3350-4237
O deputado estadual Dobrandino da Silva cumprimentou nesta terça-feira (18) o estudante Rafael Weidman Barijanh, do Colégio Estadual Ayrton Senna de Foz do Iguaçu, que conquistou com sua poesia o Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, em Portugal. “É de exemplos assim que nossa cidade, estado e país precisam. O desempenho do jovem Rafael merece todos os elogios e revela que o ensino público oferecido pelo Governo do Estado é de boa qualidade”, destacou Dobrandino. O prêmio, em sua quarta edição, reuniu contos e poesias de jovens brasileiros e luso-brasileiros. A divulgação dos ganhadores ocorreu no mês de fevereiro. Rafael ficou com o primeiro lugar na categoria poesia para pessoas com idade de 16 a 20 anos. “Esse reconhecimento mostra que nossos jovens sempre tem condições de surpreender em qualquer situação”, completou o deputado. Rafael é aluno do terceiro ano do ensino médio e o primeiro paranaense a conquistar o prêmio que lhe rendeu uma coleção das obras do escritor português Ferreira de Castro e 200 euros. “Tenho planos de comprar um computador com esse dinheiro”, contou a Agência Estadual de Notícias. Segundo ele, foram enviadas cinco poesias para o concurso. “Escrevo desde o primeiro ano do ensino médio e quando a professora falou sobre o concurso, e incentivou a participar, separei algumas que considerava as melhores”, informou. “O prêmio foi uma grata surpresa, apesar de não ter dúvidas de que é bom o que Rafael escreve”, disse a professora de Língua Portuguesa Ivete Rita Machado. Para ela, a conquista do prêmio irá incentivar os demais estudantes. “Todos gostam de ser reconhecidos e o prêmio vai fazer com que os demais também queiram sentir esse prazer, o prazer do reconhecimento”, salientou. O escritor português Ferreira de Castro, homenageado pelo concurso, nasceu na freguesia de Ossela, em Oliveira de Azeméis – Portugal, em maio de 1898. Aos 12 anos de idade veio ao Brasil e em meio a selva amazônica produziu suas primeiras obras. “A escrita de Ferreira de Castro, germinada no Brasil, eclodirá em Portugal, unindo os dois países, comungando ambas as literaturas. E, enquanto ele for recordado, essa ponte também não poderá ser esquecida”, escreveu o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. REFORMAS – O deputado Dobrandino viabilizou, em outubro do ano passado, a liberação de R$ 1,5 milhão junto ao Governo do Estado para ampliação e reforma do Colégio Ayrton Senna, localizado no Jardim Lancaster. A unidade escolar está localizada no centro de dois importantes bairros de Foz do Iguaçu, que abrigam aproximadamente 10 mil habitantes. O terreno do colégio foi doado para o Estado no início dos anos de 1990, pelo ex-prefeito Dobrandino da Silva, recorda o coordenador do governo do Estado para a microrregião de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva. Cerca de 1,4 mil estudantes estão matriculados no estabelecimento. O plano de obras inclui a ampliação do prédio em 1.355 metros quadrados. Serão oito novas salas de aula, pátio coberto, cozinha, sala de serviços, sanitários, casa do zelador e passarela coberta. As adaptações vão contemplar as salas de orientação e dos professores, instalações sanitárias, almoxarifado, cantina da secretaria e banheiro dos professores.